LEGISLATIVAS 24' 18.02.2024 12H19
Bloco de Esquerda diz que "Hospital de Braga está melhor desde o fim da PPP”
Bruno Maia, cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Braga às legislativas, destaca que “desde que passou para a gestão púbica, em 2019, o Hospital de Braga tem apresentado consistentemente parâmetros de desempenho que o colocam entre os melhores do seu grupo a nível nacional”.
O candidato do Bloco de Esquerda pelo distrito de Braga, Bruno Maia, não tem dúvidas de que “o Hospital de Braga está melhor desde o fim da PPP”.
O médico reuniu com o conselho de administração da Unidade de Saúde Local de Braga e, em nota de imprensa, destaca que “desde que passou para a gestão púbica, em 2019, o Hospital de Braga tem apresentado consistentemente parâmetros de desempenho que o colocam entre os melhores do seu grupo a nível nacional”.
De acordo com os bloquistas, “aumentou o número de consultas e de cirurgias - a título de exemplo, refira-se que em 2023 o Hospital de Braga realizou mais de 40 mil cirurgias - e aumentou também o número de consultas médicas, de primeiras consultas, de consultas subsequentes bem como de atendimentos urgentes”.
“Há mais 38% de consultas e cirurgias e a média de satisfação dos utentes é de 8,5/10. O Bloco reuniu com a comissão de trabalhadores que mostrou que os funcionários não querem a PPP de volta. O próprio tribunal de contas no seu relatório refere que a gestão da PPP funcionava em falência técnica e as listas de espera aumentaram. O Hospital de Braga tem de ser do SNS”, acrescentou o cabeça de lista.
Nos últimos dois anos, de acordo com o Bloco, “houve um aumento de 17 mil utentes nos últimos dois anos, sendo que as unidades têm sido capazes de organizar e dar resposta a todos os utentes”. “O número de utentes sem médico de família no universo da ULS é baixo, cerca de 2000 utentes, situação que será ultrapassada em breve”, acrescentam.