ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Palavras de Marcelo Hermsdorf / RUM
Redação

Cultura 09.12.2024 19H48

Bienal de Ilustração regressa a Guimarães para reforçar relação com a cidade

Escrito por Redação
A BIG invade a cidade berço entre os dias 25 de outubro e 31 de dezembro de 2025. 
Palavras de Rui Bandeira Ramos, Tiago Manuel e Paulo Lopes Silva.

false / 0:00

Exposições, palestras e oficinas invadem Guimarães, entre 25 de outubro e 31 de dezembro, com a ilustração como elemento central. A edição 2025 da BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães foi apresentada esta segunda-feira, no Teatro Jordão, em Guimarães.


A abertura do período de inscrições para o Prémio Nacional BIG foi o responsável pelo pontapé de saída da quinta edição. Até 30 de abril, artistas profissionais de ilustração de imprensa, livros e cartazes culturais podem participar no concurso, sublinha o diretor técnico, Rui Bandeira Ramos.


Com atividades a decorrer no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Palácio Vila Flor, Sociedade Martins Sarmento e Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, a Bienal, acrescenta o diretor artístico, Tiago Manuel, quer “reforçar a relação com a cidade”. Para o responsável, a quinta edição vai demonstrar o "crescimento sustentado pelo bom senso” do evento.


A programação completa, revela, vai ser apresentada no segundo semestre de 2026, mas garante que não vai “voltar as costas” à cidade, “muito menos para os alunos, quer do secundário, quer da academia, que são as novas gerações”.


Já o vereador com o pelouro da Cultura, Paulo Lopes Silva, ressalta a ligação da BIG com a área educativa e o espaço dado aos novos artistas, “tendo uma dimensão também muito dedicada àqueles que estão na fase de ascensão, ainda”. Sublinha também a dimensão deste concurso nacional de ilustradores que “tem tido cada vez mais participantes” de diversos países.


Paulo Lopes Silva aponta ainda a importância do evento para a dimensão cultural vimaranense, que tem “a preocupação de afirmar com convicção as possibilidades de trabalho profissional com os artistas da área da ilustração”. O vereador recorda que o evento permite o “reconhecimento daqueles que já possuem uma carreira consolidada, além de funcionar também como uma divulgação da ilustração”.



*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem