ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Lara Antunes           
Lara Antunes

Legislativas 2015 05.10.2015 14H44

BE recupera deputado por Braga

Escrito por Lara Antunes
Resultado histórico do BE garante reeleição de Pedro Soares, depois de em 2011, ter perdido o mandato

Foi a grande surpresa da noite. O Bloco de Esquerda conseguiu duplicar o número de votos em relação a 2011, elegendo 16 deputados, tendo recuperado representação parlamentar pelos círculos de Braga, Santarém, e, pela primeira vez, elegeu um deputado pela Madeira.


Em Braga, o candidato Pedro Soares volta a ser reeleito, depois de em 2011, ter perdido o mandato, e quase que elegeram um segundo deputado.


Ontem à noite, o clima era de festa e euforia na sede distrital do Bloco Esquerda, em Braga, e era com muito entusiasmo que Pedro Soares acompanhava a contagem dos votos. “É brutal! Só em Vizela subimos de 4 para 13%”, exclamou o deputado eleito.


“Foi um resultado histórico para o Bloco de Esquerda”, foi assim que Pedro Soares começou as suas declarações aos jornalistas, já após da sua eleição estar confirmada. Para o deputado eleito, este resultado surge “como consequência de um grande crescimento a nível nacional do Bloco de esquerda”, que passa a ser a terceira força política do parlamento.

“Isso enche-nos de orgulho mas também de responsabilidade porque significa que o nosso combate em todo o país e particularmente no distrito de Braga é um combate díficil porque a direita ganhou apesar de ser com maioria relativa”, disse Pedro Soares.


O agora deputado eleito assegurou aos jornalistas que irá cumprir as promessas realizadas durante a campanha. Pedro Soares garante que uma das primeiras medidas que irá tomar é a apresentação , na Assembleia da República, “de um plano de emergência, para o distrito de Braga, para enfrentar a crise económico e social”.

“Queremos que as empresas voltem a contratar pessoas com direitos e salários dignos, queremos que a pobreza no distrito de Braga diminua, que as pessoas tenham condições para dar uma educação digna aos seus filhos, e sobretudo que não haja mais jovens a emigar, porque têm direito de ficar na sua terra”, referiu Pedro Soares.

Deixa-nos uma mensagem