ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 14.12.2021 07H00

Legislativas. Barreto acredita que PS pode chegar ao nono deputado eleito por Braga

Escrito por Liliana Oliveira
Para o presidente da distrital de Braga do Partido Socialista, ter José Luís Carneiro como cabeça de lista é "uma honra".
Joaquim Barreto, presidente da Federação Distrital de Braga do PS, sobre a lista às legislativas

false / 0:00

Joaquim Barreto acredita que o Partido Socialista pode eleger nove deputados pelo círculo eleitoral de Braga, nas legislativas de janeiro. Depois de aprovada pela Federação e pela nacional, a lista conta com José Luís Carneiro  como cabeça-de-lista, seguido por Elisabete Matos. Joaquim Barreto, presidente da Federaçao Distrital também entra na equação, à frente de Hugo Pires, Palmira Maciel, da concelhia de Braga, Luís Soares, de Guimarães, Eduardo Oliveira de Famalicão e Anabela Real, de Barcelos.


Nas legislativas de 2015, o PS elegeu em Braga sete deputados. Em 2019, com Sónia Fertuzinhos como número um, o PS elegeu oito, sendo no distrito o partido mais votado.Este ano, em nono lugar aparece Pompeu Martins, da concelhia de Fafe, que tinha sido 10.º em 2019. Gilberto Anjos, da concelhia da Póvoa de Lanhoso, é 10.º, seguino-se Irene Costa, de Vizela, Diogo Cunha, que foi presidente da JS de Braga, António Machado, da concelhia de Celorico de Basto, Vânia Cruz e Pedro Costa, de Amares, Isabel Oliveira e Tito Evangelista , de Esposende e ainda Anabela Alves e Ana Paula Carreira, de Barcelos.


Comparativamente às últimas legislativas, de saída estão, além da vimaranense Sónia Fertuzinhos, José Mendes, que já foi secretário de Estado, Maria Begonha, que integrou a lista de Braga em 2019, o famalicense Nuno Sá deu lugar a Eduardo Oliveira, candidato à Câmara nas últimas autárquicas, e Maria Augusta Santos também está de saída. Além destes, o nome de Ana Maria Silva, Nélson Felgueiras, José Morais, Dora Gaspar, Fernando Ribeiro, Casimiro Rodrigues, Fernanda Araújo e João Paulo Mesquita também não entram nas contas do PS. Feitas as contas, a lista dos socialistas em Braga mantém apenas seis dos nomes que foram a votos nas últimas legislativas.


À RUM, o presidente da distrital de Braga do PS salientou "o equílibrio do território" nos nomes indicados. "As maiores concelhias estão em lugares efetivos e elegíveis, temos em nono e décimo, na zona de crescimento, nomes de Fafe e Póvoa de Lanhoso. "Podemos eleger os oito deputados e admitimos que podemos chegar aos nove", apontou Barreto.


Apesar de José Luís Carneiro ser natural de Baião, no distrito do Porto, Joaquim Barreto diz que Braga deve sentir-se um distrito "honrado por ter o numero dois do PS" no topo da sua lista. "O que é importante é que se encontre alguém que nos ajude a resolver os probelmas do distrito", justificou Barreto, admitindo que o nome do ex-secretário de Estado das Comunidades Portuguesas foi sugestão da distrital. Recorde-se que, até então, José Luís Carneiro foi eleito pelo círculo eleitoral do Porto. Para Joaquim Barreto, o secretário-geral adjunto do PS é "um homem do Norte, com experiência e proximidade". 


A lista do PS em Braga conta com "uma média de idades de 47 anos, as 14 concelhias têm um elemento em lugar efetivo, o que demonstra que há uma cultura territorial, e há um equilíbrio de género e formação académica".


Círculo Eleitoral de Braga


EFECTIVOS


José Luis Carneiro

Elisabete Matos

Joaquim Barreto

Hugo Pires

Palmira Maciel

Luís Soares

Eduardo Oliveira

Anabela Real

Pompeu Martins

Gilberto Anjos

Irene Costa

Diogo Cunha

António Machado

Vânia Cruz

Pedro Costa

Isabel Pinheiro de Oliveira

Tito Evangelista Sá

Anabela Alves

Ana Paula Carreira


SUPLENTES


Aires Fumega

Juliana Santos

Hugo Teixeira

Eduarda Lopes

Parcidio Summaviele

Deixa-nos uma mensagem