ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Avelino Lima /Diário de Minho
Redação

Regional 23.02.2024 18H02

Associação realiza campanha de recolha de bens para o povo ucraniano

Escrito por Redação
Em parceria com a InvestBraga, o Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano vai realizar uma recolha de alimentos, medicamentos e agasalhos durante a Feira AGRO.
Declarações de Carlos Silva, Altino Bessa e Abraão Veloso.

false / 0:00

Para assinalar dois anos do início da mais recente invasão russa a territórios ucranianos, a 24 de fevereiro de 2022, a UPE - Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano anunciou mais uma ação solidária. O lançamento da inciativa ‘A AGRO AMA a Ucrânia’ aconteceu, esta sexta-feira, na sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, em Braga.


A campanha consiste na recolha de alimentos, medicamentos e agasalhos, destinados a instituições do país do leste europeu, durante a edição deste ano da Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que se realiza entre 21 e 24 de março.


O administrador executivo da InvestBraga, organizadora da AGRO, destaca que o projeto surgiu a partir de um desafio proposto pela associação para “desenvolver uma campanha que, de alguma forma, mostrasse o apoio solidário da cidade e das pessoas que visitam a AGRO”.


Sobre o título da campanha, Carlos Silva explica que o acrónimo «AMA» representa "aquilo que as pessoas podem dar em alimentos (A), medicamentos (M) e em agasalhos (A)”. Segundo o responsável, “grandes contentores serão colocados na entrada do Altice Forum Braga para que as pessoas depositem os bens, antes de serem entregues às instituições”.


Centro social projeta nova ambulância e organiza caminhada solidária


A iniciativa faz parte de um conjunto de ações realizadas em parceria entre a Câmara Municipal de Braga e o centro social e cultural. O vereador com o pelouro da Proteção Civil e Bombeiros Sapadores assinala que, “desde a primeira hora, a autarquia abraçou a causa”, recordando os primeiros autocarros disponibilizados para trazer as pessoas para Portugal. “Quando se lançou aqui «Uma ambulância para a Ucrânia» era exatamente esse o desafio. As coisas ganharam dimensão tal, que foram quatro ambulâncias para a Ucrânia”, dá outro exemplo.


O presidente do Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano afirma que pretente concluir, “num esforço final”, esta ação com uma quinta ambulância até “meados de março” ou “muito perto do início da AGRO”, para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, destinada a uma instituição ucraniana que acolhe pessoas com deficiência.


Dando continuidade ao trabalho feito até agora, Abraão Veloso sublinha que a recolha de bens e alimentos é parte das ações que pretende realizar este ano. “No ano passado fizemos muitas iniciativas, este ano também queremos fazê-las”, garante.


Em complemento à campanha solidária, foi anunciada a segunda edição da 'Caminhada pela vitória e pela paz na Ucrânia’, organizada pela Associação Social Acreditar e Sonhar (ASAS), no dia 23 de março. Responsável pela ASAS, Marta Oliveira ressalta que a ação pretende “continuar a chamar a atenção” para o conflito, que não pode ser “normalizado”. A caminhada termina no Altice Forum Braga, sendo que os participantes podem visitar a AGRO, de forma gratuita.



*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Tiago Barquinha Gonçalves

Deixa-nos uma mensagem