ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DJ Umafricana encerra as celebrações no foyer do Theatro Circo a partir das 23h00 de sábado
Elsa Moura

Cultura 18.04.2024 15H51

Aos 109 anos o Theatro Circo está em fase de redefinição

Escrito por Elsa Moura
Os 109 anos da histórica sala de espetáculos da cidade de Braga apenas se assinalam no domingo, mas o programa contempla dois dias de festa. 
Luís Fernandes, programador do Theatro Circo aborda a fase atual da estrutura e o programa diversificado que as celebrações deste ano apresentam

false / 0:00

Dança, um dj-set para crianças e uma festa de portas abertas para a rua marcam as celebrações do aniversário nº109 do Theatro Circo, ao longo deste fim-de-semana. Em 2024 "o programa das festas" está ao cargo de uma nova equipa que, segundo o seu diretor artístico, Luís Fernandes, está "feliz e a implementar novas ideias, sem pressa e analisando as reações do público, da comunidade e da cidade". À conversa com a RUM, o programador refere que estes fatores ajudarão "a redefinir trajetórias", não só nos próximos meses, mas nos próximos anos.


Ainda que Luís Fernandes assuma o trajeto "riquíssimo" do Theatro Circo, encara como "natural" esta fase de redefinição. Esta transição de equipa tem menos de um ano e a programação própria iniciou apenas em janeiro, por isso, o novo rosto da programação artística de Braga fala num "novo caminho" que pode começar a dar passos mais sólidos em 2025, ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura e em que Theatro Circo e gnration terão um papel "preponderante".

À espreita está também uma nova imagem gráfica. "Era uma imagem que vinha desde 2006, que precisava de um lifting e precisava de uma abordagem mais moderna, respeitando aquilo que é a história do Theatro Circo, obviamente", completa.


Espetáculo de dança na abertura, sexta-feira, e dj-set no foyer para encerrar, no sábado


Os 109 anos do Theatro Circo arrancam com um dos espetáculos de dança portuguesa mais elogiados dos últimos anos. Esta sexta-feira, a partir das 21h30, a dança de 'Bate Fado', na sala principal é protagonizada pela dupla de coreógrafos Jonas&Lander que têm passado por vários países ao longo dos últimos tempos.


No sábado, a festa começa logo às 10h30 com Dj Marmota Azul na cabine do foyer do Theatro Circo a animar a pequenada onde a partir das 23h00 a pista é dedicada ao público 'mais crescido' ao som da Dj Umafricana, que encerra as celebrações.

Antes disso, a partir das 15h00 de sábado, as propostas são novamente para os mais novos, com a Oficina de Criação Colaborativa 'Terra do Nunca'. 

Às 21h30, a sala de espetáculos volta a abrir-se para acolher o concerto de Bruno Pernadas, enquanto 18h00 há música de câmara no pequeno auditório, a cargo do Departamento de Música do Theatro Circo.

Deixa-nos uma mensagem