Academia 18.09.2025 14H19
António Vicente é candidato único à presidência da Escola de Engenharia da UMinho
Sucede a Pedro Arezes, que será candidato a reitor da UMinho. As eleições para a presidência da Escola de Engenharia estão agendadas para 29 de setembro e a tomada de posse decorre a 9 de outubro.
António Vicente será o próximo presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Atualmente, a assumir as funções de presidente interino, desde a saída de Pedro Arezes, que vai candidatar-se a reitor, o professor do departamento de Engenharia Biológica é candidato único à presidência da Escola.
Na vice-presidência da Escola há seis anos, António Vicente admite que essa experiência “será útil”, disse em entrevista à RUM.
O docente tem três grandes objetivos. “Primeiro, fazer comunidade e trazer os alunos, os estudantes, os docentes e os trabalhadores para a escola, porque acreditamos que a presença física e o trabalho em rede nos permitem atingir objetivos de forma mais eficiente e mais fácil”, apontou. Além disso, a nova equipa pretende “acompanhar as evoluções muito recentes, como a inteligência artificial, e que vão transformar a forma de ensino”.
Por último, António Vicente quer apostar na internacionalização da Escola de Engenharia. “Temos que ser capaz de trazer para a Escola mais projetos internacionais, mais colaborações com empresas internacionais, mais colaborações com universidades de relevo internacionais e isso só se faz com muito trabalho de scouting, de relações interpessoais”, explicou.
Daniel Oliveira, do departamento de Engenharia Civil, ficará com a vice-presidência ligada à Internacionalização e Investigação, Joana Cunha, do departamento de Engenharia Têxtil, ficará com a área do Ensino e Hélder Puga, do departamento de Engenharia Mecânica, vai liderar as relações com a sociedade e empresas.
As eleições estão agendadas para 29 de setembro e a tomada de posse decorre a 9 de outubro.