Nacional 22.05.2024 08H23
António Gandra d’Almeida é o novo diretor executivo do SNS
Tenente-coronel e médico do Exército tem origens minhotas.
António Gandra d'Almeida, tenente-coronel e médico do Exército, é o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, substituindo no cargo Fernando Araújo.
“António João Sant’Anna Gandra Leite d’Almeida, 44 anos, é a escolha do Governo para liderar a DE –SNS”, anuncia o Ministério da Saúde em comunicado. “O novo diretor executivo é tenente-coronel médico dos quadros permanentes do Exército português e ocupa o cargo de comandante do Agrupamento Sanitário e mantém atividade assistencial hospitalar e pré-hospitalar”.
O médico, que já foi condecorado pelo Presidente da República, nasceu em Coimbra, vive no Porto, mas tem origens minhotas, uma vez que o pai é de Vieira do Minho e a mãe de Ponte da Barca.
O Ministério explica que, tendo recebido na terça-feira o relatório de atividades da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, e sendo que, no seu pedido de demissão, Fernando Araújo solicitou para permanecer em exercício até este balanço ser entregue à tutela, terminam agora as funções deste e o Ministério designou de imediato um novo diretor.