ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: CM Braga
Liliana Oliveira

Cultura 29.10.2024 17H07

Antigo quartel dos Bombeiros será um dos palcos principais do Braga em Risco

Escrito por Liliana Oliveira
Encontro de Ilustração decorre de 2 a 17 de novembro, em seis espaços de Braga.
Declarações de Pedro Seromenho, sobre o Braga em Risco

false / 0:00

“Tempo Infinito” é o mote para a edição deste ano do Braga em Risco, que decorre de 2 a 17 de novembro, em seis espaços da cidade. O antigo quartel dos bombeiros voluntários de Braga será um dos palcos centrais da iniciativa, que passará também pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Livraria 100.ª Página, Hotel InnSide, Quinta Pedagógica e Espaço Vita.


A programação, apresentada esta terça-feira, começa no dia 2, às 11h00, com uma oficina de tapeçaria criativa. À tarde, às 14h00, um dos momentos destacados pelo curador Pedro Seromenho, acontece na BLCS, onde será apresentada a coleção ‘Missão: Democracia’.

Além da ilustração das paredes do edifício, o antigo quartel será palco do mercado riscado, de exposições e instalações artísticas. Das 15h00 às 18h00, será possível comprar, observar e analisar o trabalho de diferentes ilustradores.


A edição deste ano conta com três lançamentos oficiais de livros, dois deles internacionais.

“Dois italianos, Simona Mulazzani e Marco Somà, vencedores do prémio nobel da literatura infantojuvenil, apresentam dois livros. A Simona estará connosco no fim de semana inaugural e apresenta o sue livro ‘A minha magia’, no dia 3, às 16h00, na Biblioteca. No dia 9, no mesmo local, Marco Somà apresenta o livro ‘O que é a escola?’’, detalhou Pedro Seromenho, que vai moderar as duas sessões. Além disso, este ano, o Braga em Risco partilha palco com o Utopia, onde será lançado o livro ‘Semear’. A obra escrita por Pedro Seromenho e ilustrada por Evandro Renan será apresentada no Espaço Vita, às 15h00 do dia 16.


Entre as novidades da edição deste ano, está a junção da música à ilustração. Luís Sobral estará em Braga, no dia 2, às 18h00, no Hotel InnSide, acompanhada por Catarina Sobral, que ilustrou o seu videoclipe, e Rita Redshoes faz-se acompanhar por Susa Monteiro, no dia 9 de novembro, às 17h00. O Braga em Risco vai ainda apresentar um catálogo, que, para o curador, “vai ser uma obra de referência, porque vai ter os 88 ilustradores que já participaram na coletiva 22x22”.


O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou o "impacto significativo que o Braga em Risco tem no território", sendo este um evento que "ganhou projeção", conseguindo atrair visitante à cidade "para participar em algumas iniciativas". "É um evento extraordinário, que mobiliza as famílias e desejamos que vá ao encontro de um público diferenciado, que possa aproveitar o Braga em Risco para tomar o gosto pela ilustração e pelos artistas nacionais e internacionais que vão participar", afirmou o autarca.


Entretanto, iniciou já esta terça-feira a iniciativo 'Ruas do Risco', com os ilustradores a darem cor às montras, "incluíndo os lojistas da cidade" e promovendo o programa do evento.

O orçamento da iniciativa é de 55 mil euros. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas carecem de inscrição. Saiba mais aqui.

Deixa-nos uma mensagem