ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

NUNO GONÇALVES/UMINHO
Elsa Moura

Nacional 26.09.2020 07H00

ANEIS prepara kit de sobredotado para distribuir pelas escolas

Escrito por Elsa Moura
Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação acaba de lançar um observatório para a sobredotação e talento que visa identificar crianças e jovens de todo o país.
Alberto Rocha, presidente da ANEIS

false / 0:00

A ANEIS, Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação e único centro de talento europeu em Portugal acaba de lançar um observatório para a sobredotação e talento que inclui um kit de sobredotado para distribuir pelas escolas.


A colaborar com várias universidades portuguesas e internacionais na tentativa de melhorar práticas e acompanhar crianças e jovens e com oito delegações no território, entre elas Braga, a Associação acaba de lançar o primeiro observatório no país. Alberto Rocha, presidente da ANEIS refere que se trata da abertura “de uma grande porta de oportunidades” que o Governo não pode desvalorizar. 

“No passado tentamos defender isto na Assembleia da República, a importância da criação de um observatório para percebermos onde estão essas crianças, as suas necessidades e atendermos a essas necessídades, mas não foi possível”, recordou.

O Observatório surge agora graças ao trabalho de parceria entre duas fundações de referência. A ANEIS submeteu o projecto ‘Cidadãos activos’, gerido pela Fundação Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.


O Observatório termina em Agosto de 2022 e entre os objectivos traçados constam o levantamento, estudo e análise às condições em que se encontram estas crianças nas escolas e conhecer a realidade das altas capacidades da sobredotação em Portugal através de uma plataforma de ONG’s”, especifica. 

As ONG’s vão ser dotadas de recursos de sinalização e formação podendo, no futuro, tornarem-se parceiros da ANEIS para atender estas crianças em determinados pontos do país.


Será também lançado um kit de sobretado para distribuir pelas escolas. “Estamos a produzir um kit que estará disponível para as escolas, se possível digital, que os professores possam utilizar”, anunciou. Entre os objectivos constam ainda a capacitação de técnicos, professores e educadores, assim como o combate às desigualidades e promoção da inclusão destas crianças e jovens. 

Deixa-nos uma mensagem