Cultura 03.09.2024 18H48
aMijas, Joana Guerra e Yaw Tembe em setembro no Gnration
Conversas, exposições e concertos entre os destaques do mês de setembro no espaço bracarense.
Na sexta-feira, dia 21 de setembro, o gnration recebe a estreia ao vivo do primeiro disco das aMijas. Ao abrigo do programa de apoio à criação artística local Trabalho da Casa, a banda bracarense faz uma pré-apresentação do álbum que tem lançamento previsto para o final deste ano.
A 25 de setembro, o ciclo Órbita exibe a peça, gravada em residência artística no gnration, de Joana Guerra e Yaw Tembe. Numa encomenda gnration, duas figuras de referência no universo da música experimental e improvisada juntam-se em dueto numa atuação que fica disponível em formato online pelas 21h00, anunciou esta segunda-feira o espaço cultural bracarense.
O Pós-Laboratórios de Verão apresenta, entre os dias 6 e 14, três exposições que podem ser visitadas de forma gratuita. O PARAÍSO, regressa dia 14 de setembro, levando até ao gnration Conversas do Paraíso, o concerto de Mynda Guevara e o dj set de Berlok.
No domingo, dia 8 de setembro, às 17h00, vai ser apresentada, na blackbox, a performance interativa +/-, de João Carlos Pinto, João Miguel Braga Simões e José Diogo Martins, criada também em residência artística. O ciclo alt.history #8 apresenta, no dia 18 de setembro, às 21h00, a conversa com Mitchell F. Chan.
Mais uma vez, o gnration transforma-se numa galeria de arte com o acolhimento de trabalhos da edição de 2024 dos Encontros da Imagem, entre os dias 20 de setembro e 19 de outubro.
Tudo é incomodo quando a terra treme, por Joana Dionísio, é uma das peças em exibição. Partindo da perspetiva de alguém que não viveu diretamente o período colonial, a artista recupera, através da fotografia, a memória familiar coletiva, procurando desconstruir narrativas e desfazer a nostalgia ligada às imagens.
A programação completa do espaço cultural bracarense pode ser consultada no site oficial.
*Escrito por Lara Gonçalves e editado por Elsa Moura