Academia 23.03.2025 09H10
Alunos de Ciências da Comunicação passam a ter Centro Audiovisual e Multimédia
Inauguração de instalações equipadas com tecnologia de última geração agendadas para 26 de março.
A Universidade do Minho passará a contar, finalmente, com um Centro Audiovisual e Multimédia. Era um projeto ambicionado há muitos anos, que agora se concretiza, disponibilizando aos estudantes de Ciências da Comunicação, um espaço equipado com tecnologia de última geração nas áreas de audiovisual, rádio e multimédia.
A inauguração está agendada para quarta-feira, 26 de março, às 10h30. O novo centro está situado no edifício 13 do campus de Gualtar, em Braga.
Numa nota enviada à RUM, fonte da UMinho detalha as finalidades e investimentos realizados no novo espaço que integra o Instituto de Ciências Sociais, vocacionado para a formação especializada e a experimentação criativa em comunicação audiovisual, media arts e comunicação de ciência. "Nele se intersetam atividades de ensino, investigação e interação com a sociedade. Com um estúdio de TV e dois de rádio, duas cabines de locução, duas salas de pós-produção, uma sala de formação e um espaço polivalente de receção, exposição e tertúlia, num total de 500 m2, este centro de valorização e transferência tecnológica visa dar resposta aos desafios da sociedade da informação e apoiar o desenvolvimento de novos talentos", pode ler-se.
O centro foi cofinanciado pela CCDR-N e o Centro Audiovisual e Multimédia tem também o objetivo de dotar a região de condições favoráveis à dinamização de atividades de I&D, à disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos e à prestação de serviços especializados na área do audiovisual e multimédia.
A cerimónia começa com o descerramento da placa inaugural comemorativa, seguindo-se a assinatura do protocolo entre a Reitoria e o Instituto de Ciências Sociais. A sessão contará com as intervenções de Paula Remoaldo, Presidente do ICS, Madalena Oliveira, Diretora do CECS, António Cunha, Presidente da CCDR-N, e Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho. A fechar o período da manhã haverá uma visita ao centro.
O programa inaugural conta com a apresentação do livro “Rabo de Peixe” pelo realizador Augusto Fraga
Pelas 15h00, o realizador Augusto Fraga, alumnus da UMinho, apresenta o livro “Rabo de Peixe”, de Helena Ales Pereira, obra que nos leva a conhecer os bastidores da série portuguesa que chegou a mais de 190 países. Numa conversa informal, Augusto Fraga falará do processo de criação, diretores, figurinos, banda sonora, entre outros fatores que tornaram a série num enorme sucesso de visualização em streaming.
A participação nesta apresentação faz-se por inscrição aqui