Regional 22.03.2024 21H22
AGERE. Adesão à fatura eletrónica e débito direto garante água potável a três pessoas do mundo
No Dia Mundial da Água, AGERE lançou campanha solidária em parceria com a UNICEF para garantir água potável a 45 mil pessoas dos mais de dois milhões que não têm acesso a água potável.
Mais de dois mil milhões de pessoas, no mundo, das quais 600 milhões são crianças, não têm acesso a água potável. As estimativas são da UNICEF Portugal e foram partilhadas, esta sexta-feira, em Braga, pela diretora executiva, Beatriz Imperatori. A AGERE quis assinalar o Dia Mundial da Água, celebrado hoje, com o lançamento de uma campanha solidária, denominada “Unidos por uma causa”. A partir de agora, as famílias bracarenses que aderirem ao débito direto e à fatura eletrónica estarão a ajudar três pessoas de diferentes partes do mundo onde não há acesso a água potável, durante um ano.
A falta de água em várias partes do mundo incentivou a AGERE a avançar com este protocolo. “Dados curiosos da própria ONU mostram-nos que só 24 países no mundo inteiro é que têm uma partilha concreta das linhas de água”, afirmou Rui Morais, administrador da empresa municipal. Com a iniciativa a AGERE espera ajudar 45 mil pessoas, num investimento de 25 mil euros anuais.
“Há pessoas que, seja o impacto das alterações climáticas, conflitos armados, não têm acesso a água ou até se vejam na situação extrema de ter que consumir água suja ou água contaminada. Morte por desidratação também existe”, alertou a diretora executiva da UNICEF Portugal. Beatriz Imperatori enaltece a importância destes contributos, que, “por pequenos que sejam, têm um grande impacto”.
Os dados mostram que quatro mil pessoas morrem, todos os dias, devido a doenças relacionadas com a falta de água segura, saneamento ou higiene básica, mais de mil são crianças com menos de cinco anos e 144 milhões de pessoas em todo o mundo ainda utilizam água que está à superfície, não tratada e insegura.
Todos os anos, este dia é comemorado tendo como base um tema diferente e este ano é dedicado à ‘Água para a paz’, “no sentido de alertar governos, setor privado, comunidades e indivíduos que a saúde pública e a prosperidade, os sistemas alimentares e energéticos, a produtividade económica e a integridade ambiental dependem de um ciclo da água que funcione bem e seja gerido de forma equitativa”, detalhou Rui Morais.
O presidente da Câmara, Ricardo Rio, elogiou “o contributo que a AGERE quer continuar a dar para a valorização da água como recurso que garante o bem-estar e saúde aos cidadãos”.
“A AGERE é uma empresa que cumpre um papel decisivo no alinhamento com a visão estratégica do município de ser um agente catalisador do desenvolvimento sustentável no território”, acrescentou o autarca, enaltecendo “a responsabilidade social que caracteriza a ação das empresas municipais”.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através de uma resolução, a 21 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas.