ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: MUNICÍPIO DE BRAGA
José Brás

Desporto 08.08.2025 11H19

Aficionados da 'Volta' dispersos por Braga para ver passar ciclistas

Escrito por José Brás
Os ciclistas percorreram mais de 160KM esta quinta-feira entre Viana do Castelo e Braga. Desta vez, a etapa terminou no Sameiro levando a uma maior dispersão do público bracarense.
Algumas opiniões recolhidas pela RUM junto do público que esteve na Avenida da Liberdade para ver passar o pelotão:

false / 0:00

O ciclista argentino, Nicolas Tivani, foi o vencedor da primeira etapa da 86ª Volta a Portugal em Bicicleta, ao vencer ao sprint na chegada ao alto do Sameiro, em Braga.


Depois de mais de 160 quilómetros percorridos na primeira etapa em linha, numa chegada à meta em sprint, num grupo com mais de 20 corredores, foi o ciclista argentino a cortar a meta em primeiro lugar, depois de 3 horas 56 minutos e 4 segundos de corrida.


Durante a tarde de quinta-feira, o público foi-se aglomerando em alguns pontos da cidade de Braga. A RUM esteve na Avenida da Liberdade, local onde terminou a 7ª etapa da volta de 2022, para falar com alguns fãs da modalidade. Apesar do entusiasmo pela cidade receber a 86ª Volta a Portugal em Bicicleta, o sentimento comum era de que a etapa deveria ter terminado na Avenida da Liberdade, como aconteceu noutras ocasiões. A localização, sublinhe-se, é defenida pela organização da Volta.


"Haviam de dar as duas voltas e vir, outra vez para baixo. Aqui mete mais gente.", disse António, um dos poucos fãs que se encontravam no cruzamento da Avenida da Liberdade com a Avenida João XXI. Outro fã concordou: "a nossa Câmara deveria apostar na chegada aqui, quem vai ao Sameiro?".


A nostalgia, quer das provas passadas, quer de ex-atletas portugueses, como foi o Joaquim Agostinho também se fez sentir.

"Quando eu era novo, eu gostava de ir ver para o Bom Jesus, ver o Joaquim Agostinho", disse Manuel, um dos poucos fãs confessos da modalidades presentes na Avenida da Liberdade. Já para António, o momento mais marcante das provas era ver Joaquim Agostinho visivelmente descontraído depois de uma prova de cicilismo - "quando acabava a etapa não se o via a repousar, como os outros corredores. Aquilo tinha uma força", remata.


A segunda etapa, esta sexta-feira, decorre entre Felgueiras e Fafe numa tirada com pouco mais de 167 quilómetros.

Deixa-nos uma mensagem