ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Marcelo Hermsdorf/ RUM
José Brás

Autárquicas 2025 20.08.2025 12H15

ADN apresenta listas à Câmara e à Assembleia Municipal de Braga

Escrito por José Brás
“Desacordos de última hora” motivaram desistência de Domingos Santos, número um à Assembleia Municipal.
Palavras de João Sousa, mandatário da candidatura, a propósito da desistência de Domingos Santos à presidência da Assembleia Municipal: 

false / 0:00

O Alternativa Democrática Nacional (ADN) concorre apenas à Câmara Municipal de Braga e à Assembleia Municipal, segundo o cabeça de lista Francisco Pimentel Torres. Domingos Santos, também ele candidato independente, apoiado pelo ADN, e número um à Assembleia Municipal, desistiu do lugar devido a “desacordos de última hora”.


Aquando da visita ao programa da RUM, Campus Verbal, Francisco Pimentel Torres revelou que se apresenta à CMB por uma questão de “cidadania e porque a cidade está lastimável”. Nos objetivos para o mandato, o candidato sublinha a habitação e a mobilidade como as pastas urgentes. No primeiro ponto, o candidato apontou que o urbanismo deveria ter sido uma aposta identificada há pelo menos oito anos, mas isso aconteceu nada. “Nada foi feito de bom no urbanismo em Braga”, “não há avenidas novas, não há ruas novas, não há acessos”, disse.


Já na mobilidade, o candidato criticou a inércia na conclusão da Variante do Cávado e a ligação à variante do Fojo e propõe um estudo que permita aferir as necessidades e interesses dos bracarenses, no que concerne aos transportes públicos.


Para além de Francisco Pimentel Torres, a lista do ADN às eleições autárquicas em Braga inclui, por ordem, Maria Fortunas, Manuel Martins, Maria Rodrigues, Tetyana Zhytayeva, Jochen Rebhan, Sandra Vieira, Ana Catarina Lopes, João Sousa, Ana Beatriz Araújo e Cláudia Carvalho.


Quem também faria parte desta candidatura seria o bracarense Domingos Santos, também ele candidato independente apoiado pelo ADN, mas desistiu à última hora. Contactado pela RUM, João Sousa, mandatário da candidatura, revelou que o candidato, proposto a presidente à Assembleia Municipal, não integrou a lista devido a “desacordos de última hora”.

Deixa-nos uma mensagem