ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 25.05.2023 07H00

Academia Allegro ajuda jovens músicos afegãos com espetáculo solidário no Espaço Vita

Escrito por Liliana Oliveira
Verba do espetáculo reverte, na totalidade, para a Cruz Vermelha de Braga, que acolhe, desde julho de 2022, quatro jovens músicos afegãos, nos apartamentos de autonomização.
Declarações de Armando Osório, Raúl Maia, Maria João Barreto e David Rodrigues

false / 0:00

A Academia Allegro apresenta, no próximo domingo, às 17h30, no Espaço Vita, o espetáculo solidário ‘Divas on Broadway’. A receita de bilheteira será canalizada, na totalidade, para os apartamentos de autonomização da Cruz Vermelha de Braga, onde, desde o ano passado, estão quatro jovens músicos afegãos.


Segundo Armando Osório, presidente da delegação bracarense da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o desafio foi lançado pela Segurança Social e desde logo aceite pela instituição, que procura “receber e integrar pessoas com culturas muito diferentes”.


Estes jovens estão em Portugal desde dezembro de 2021, sendo que passaram pelo Hospital Militar, em Belém, onde permanecerem oito meses, e, desde julho do ano passado, “foram integrados em várias entidades em Braga, sendo que a CVP recebeu quatro crianças, com idades entre os 16 e os 17 anos”, detalhou Raúl Maia, responsável por estes apartamentos. 


Os jovens afegãos integram uma orquestra de instrumentos tradicionais do seu país e frequentam o Instituto Estatal Afegão de Investigação Musical (ANIM). No total, são cerca de 50 jovens que estão integrados em diferentes entidades de Braga e Guimarães. Além da Cruz Vermelha, também a Adolescere e as Oficinas de São José receberam estes músicos. “Estamos a falar de um grupo que tem uma agenda de espetáculos internacional, tinham um impacto muito forte do ponto de vista cultural no Afeganistão e no estrangeiro”, acrescentou.


Longe dos pais e sem data marcada para um reencontro, a ansiedade é um problema que afeta estes jovens. Raúl Maia considera que este evento solidário é mais uma oportunidade para a população “ver o trabalho que é feito pela Cruz Vermelha".



Espetáculo apresenta canções icónicas dos musicais com 19 intérpretes 


O espetáculo vai apresentar canções icónicas do teatro musical e envolve 19 intérpretes, da turma mais adulta de teatro musical. Segundo Maria João Barreto, da Academia Allegro, serão apresentadas “40 canções de 18 musicais, numa viagem pela história do teatro musical, desde 1935 até 2020”. “Acho que é a melhor forma de nós conseguirmos criar alguma diferença e estes jovens merecem todas as condições de habitabilidade para poderem trabalhar”, acrescentou a responsável pela academia.


David Rodrigues, também da Cruz Vermelha de Braga, lembrou que o dia do espetáculo, 28 de maio, é o Dia Internacional do Brincar. “Brincar é uma coisa que as crianças do Afeganistão estão interditas de fazer e a verdade é que estas crianças vieram para apartamentos de autonomização, para terem direito a brincar”, afirmou.

Os bilhetes custam cinco euros e David Rodrigues lembra que este dinheiro “pode fazer a diferença na vida das crianças”. 

Deixa-nos uma mensagem