ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa de Braga. (FOTO: RUM)
Elsa Moura

Regional 27.03.2024 07H00

"A Igreja tem de procurar a melhor forma de ser a Igreja da atualidade"

Escrito por Elsa Moura
O que diz o Cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, a propósito das posições mais emblemáticas do Papa Francisco sobre temas fraturantes na Igreja Católica.
Declarações do Cónego Avelino Amorim, em entrevista ao Campus Verbal, na RUM

false / 0:00

O presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, Cónego Avelino Amorim, afirma que as mensagens do Papa Francisco de abertura da Igreja católica a todos tem sido um trabalho “fundamental” de "mostrar que a Igreja, a cada tempo, tem de procurar a melhor forma de ser a Igreja da atualidade".


Na noite desta terça-feira, em entrevista à RUM, no âmbito das comemorações da Semana Santa, o Cónego considerou que "a cada tempo, a Igreja tem de procurar a melhor forma, de na finalidade a esta sua missão e abraçando também aquilo que é a sua história, ser a Igreja de hoje". " e, portanto, penso que o Papa Francisco tem vivido muito isto. Na fidelidade desta missão histórica da Igreja e aquilo que é o sentido de tradição na Igreja, que não é ser uma repetidora do passado, mas encontrar no passado a inspiração para os dias de hoje, ele tem desenvolvido um papel muito fundamental", expressa.


Entre outras questões, o Papa Francisco sugere a possível benção a casais do mesmo sexo. Questionado pela RUM sobre se estas mensagens do Papa Francisco são um sinal de que a igreja católica não pode retroceder com um novo Papa com pensamentos diferentes, o Cónego Avelino Amorim sustenta que "o Evangelho não muda" e assume que "é normal que estes aspetos que nos inquietam sejam acentuados, como no passado foram outros". "O que não podemos é ficar presos às inquietações, ou às respostas de um tempo porque o fundamental é que Jesus Cristo não muda. A forma de o entendermos e de o concretizarmos nestes tempos são desafios que ficam e ao qual o Papa Francisco sem dúvida que tem deixado uma interpelação muito forte e uma mensagem significativa, também porque são muito a forma dele viver", conclui.


"De uma forma ou de outra, todos se identificam com os principais valores do Evangelho"


O presidente da Comissão da Semana Santa de Braga afirma ainda que estas celebrações são para crentes e não crentes e admite que “de uma forma ou de outra”, todos se identificam com os principais valores do Evangelho.


A propósito dos momentos religiosos vivenciados por estes dias no centro da cidade, o cónego Avelino Amorim considera que o respeito demonstrado pelos cidadãos à passagem das procissões comprova alguma cumplicidade. "Na nossa própria vida humana, os grandes valores do Evangelho estão lá, em todas as dimensões. Se olharmos para as nossas relações humanas, para a amizade ou para a família, este sentido da doação da vida e do amor mais forte que tudo, é transversal", refere.


As celebrações da Semana Santa de Braga são cada vez mais turísticas. Também nesta dimensão, o presidente da comissão admite que nem todos os que participam sejam crentes- Alguns surgem numa perspetiva cultural, mais curiosa ou turística", ainda que "a maior parte se identifiquem com o fenómeno religioso e, portanto, numa perspetiva de fé", atesta.


OUVIR ENTREVISTA COMPLETA AO CAMPUS VERBAL


Deixa-nos uma mensagem