Desporto 24.07.2024 07H00
Paris 2024. Conhece os 73 atletas que vão representar Portugal
Competições arrancam esta quarta-feira, cerimónia de abertura decorre apenas sexta-feira.
Ainda faltam alguns dias para que os protagonistas passem pelo rio Sena durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Porém, cabe a Argentina e Marrocos, em St-Étienne, e Uzbequistão e Espanha, em Paris, no futebol, abrirem a programação olímpica.
Tradicionalmente disputadas antes do dia 1 dos Jogos Olímpicos, o futebol ganha a companhia do râguebi de sete, o andebol e o tiro com arco, esta quarta e quinta-feira. Entre 26 de julho e 11 de agosto, cerca de 10.500 atletas que representam 206 nações diferentes disputam 36 desportos distintos.
Para esta 33ª edição, Portugal estará representado por 73 atletas, e, pela primeira vez, mais mulheres (37) do que homens (36). Os atletas portugueses vão competir em 15 modalidades diferentes.
Quem vai representar Portugal em Paris?
O atletismo volta a liderar a lista de desportos com mais representantes.
Ana Cabecinha qualificou-se para a competição nos 20km marcha depois de terminar a distância no Campeonato do Mundo de Atletismo em Budapeste de 2023 com o tempo de 1:28:49, melhor marca pessoal da época. Nos seus 5ºs Jogos Olímpicos, a atleta será porta-estandarte da Equipa Portugal na Cerimónia de Abertura, ao lado de Fernando Pimenta. Na mesma modalidade, Vitória Oliveira estreia-se na competição.
Originária da República do Congo, Lorene Bazolo vai competir, aos 41 anos, nos 100 metros em representação de Portugal. A velocista vai para a terceira participação em Jogos Olímpicos depois de estar no Rio 2016 e em Tóquio 2020, assim como Cátia Azevedo que disputa os 400 metros.
Fatoumata Diallo vai estrear-se em Jogos Olímpicos, em Paris 2024, nos dos 400m barreiras, após ter estabelecido novo recorde nacional na modalidade em junho de 2024. Já Salomé Afonso, vai disputar os 1500m pela segunda vez, após ter estado em Tóquio 2020.
O exemplo de Mariana Machado é de família. Apesar de Paris marcar a estreia da jovem atleta nos Jogos Olímpicos, onde vai correr os 5000m, a mãe, Albertina Machado, competiu na maratona em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Atlanta 1996. Desta vez, Susana Godinho e Samuel Barata serão os responsáveis por representar, pela primeira vez, Portugal na mais tradicional das competições olímpicas.
Completam a equipa de velocistas portugueses em Paris, João Coelho, nos 400 metros e Isaac Nader, nos 1500 metro. Ambos estreiam-se nos Jogos Olímpicos.
Nos eventos de campo, Irina Rodrigues e Liliana Cá representam, mais uma vez, Portugal no Lançamento do Disco. Com a ausência de Auriol Dongmo, a estreantes Jéssica Inchude e Eliana Bandeira representarem a equipa feminina no Lançamento do Peso, que terão ainda a companhia dos experientes Francisco Belo e Tsanko Arnaudov.
Pedro Pichardo é a esperança da medalha para Portugal no Triplo Salto, competição que conta mais uma edição com Tiago Pereira. Agate de Sousa, no Salto em comprimento, e Pedro Buaró, no Salto com vara, estreiam-se na competição.
Disputado na Praça da Concórdia, o Breaking estreia-se nos Jogos Olímpicos de Verão e cabe a Vanessa Marina a disputa na categoria B-Girls. Na canoagem, Teresa Portela, no K1 500m, João Ribeiro e Messias Baptista, no K2 500m, disputam as provas de canoagem, que tem o limiano Fernando Pimenta, no K1 1000m, uma das estrelas da companhia.
Outra esperança nacional está em Nelson Oliveira e Rui Costa, nas competições de Corrida de estrada e Contrarelógio, no ciclismo. Ainda na Corrida de estrada, Daniela Campos faz sua estreia. Raquel Queirós disputa o Cross country feminino individual, Rui Oliveira, o Madison masculino, Maria Martins, Omnium feminino, e Iúri Leitão no Madison e Omnium masculino.
Na competição Equestre, Maria Caetano, Rita Ralão Duarte e João Moreira estão classificados na categoria Dressage. Duarte Seabra, nos Saltos de obstáculos, e Manuel Grave disputa o Concurso completo.
Filipa Martins, no concurso completo - ‘all around’, na Ginástica artística, e Gabriel Albuquerque na ginástica de trampolim individual masculino, juntam-se em Paris aos atletas nacionais do judo, Catarina Costa, na categoria -48 kg, Bárbara Timo, -63 kg, Taís Pina, -70 kg, Patrícia Sampaio, -78 kg, Rochele Nunes, acima de 78 kg, João Fernando, -81 kg, e Jorge Fonseca, acima de 100 kg.
Na Natação, Camila Rebelo, nos 200 metros costas, Angélica André, nos 10 km em águas abertas, Miguel Nascimento, nos 50 metros livres, e João Costa, nos 100 metros costas, levam a bandeira de portugal na competição. Cabe a Diogo Ribeiro, nos 50 e 100 metros livres e 100 metros mariposa, uma das maiores esperanças da comitiva olímpica portuguesa.
O Skate street, com Gustavo Ribeiro, e o Park, com Thomas Augusto, estará presente na segunda edição. Assim como o Surf, que será representado por Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot. No Ténis de mesa, cinco representantes: Jieni Shao, Fu Yu, Marcos Freitas e Tiago Apolónia, torneios de singulares, estes dois últimos juntam-se a João Geraldo, no torneio de equipas. No ténis, Nuno Borges, nos singulares, e na dupla com Francisco Cabral são os nomes de Portugal no desporto.
Portugal estará representado no Tiro com armas de caça, com Inês Barros, no Fosso olímpico ('trap'), no Triatlo, Melanie Santos, Maria Tomé, Vasco Vilaça e, Ricardo Batista, estão na disputa individual e por estafeta mista. Na Vela, Eduardo Marques, no ILCA 7, Mafalda Pires de Lima, Kite, e a dupla Diogo Costa e Carolina João, nos Mistos:470, fecham o time Portugal.
Onde ver os jogos?
Os direitos de transmissões dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris pertencem à Eurosports. A rede que pertence à Discovery vai disponibilizar nove canais lineares nas principais operadoras por assinatura, além de um canal em 4k. Será possível também ver as competições no serviço de streaming Max, da HBO.
Entre os canais abertos, a RTP também assegurou os direitos televisivos. Além do canal 1, a RTP 2 também realizará transmissões, acompanhados pelo serviço RTP Play com mais sinais disponíveis.
Portugal nos Jogos Olímpicos
O país participa nas competições desde a 5.ª edição, realizada em Estocolm, em 1912. Em mais de cem anos trouxe para casa 28 medalhas, cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze.
Em Tóquio 2020, Portugal conseguiu o ouro, com Pedro Pichardo, a prata, com Patrícia Mamona, e dois bronzes, com Jorge Fonseca e Fernando Pimenta. Destes, apenas o atleta do triplo salto e o canoísta vão estar em Paris.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf editado por Elsa Moura