NEMUM leva projeto ‘Aldeia Feliz’ a Viana do Castelo

Arranca esta quinta-feira, dia 1 de setembro, a 10ª edição da ‘Aldeia Feliz’, uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM). Este ano, o projeto conta com 25 membros envolvidos e decorre em algumas localidades do concelho de Viana do Castelo.
Em declarações à RUM, João Pedro Monteiro, presidente do NEMUM, refere que o objetivo é continuar o trabalho que têm feito ao longo dos últimos 10 anos. “Os três pilares fundamentais da ‘Aldeia Feliz’ são o rastreio cardiovascular, através da medição da tensão arterial e da glicemia, a comunicação de hábitos saudáveis e o combate ao isolamento social”, destaca o presidente.
Desde a primeira edição da ‘Aldeia Feliz’, os estudantes de Medicina já acompanharam mais de 1200 idosos. João Pedro Monteiro reconhece que o envelhecimento populacional é um problema emergente na sociedade. “O que causa mais impacto nas pessoas é mesmo a oportunidade de poderem falar connosco durante bastante tempo”, assume. Desse modo, o papel do NEMUM passa por “assumir uma posição ativa de combate ao isolamento social”, uma vez que “muita gente ficou mais isolada” depois do período da pandemia.
O presidente do Núcleo de Estudantes admite que é “extremamente importante comunicar com as pessoas, passar o conhecimento médico e os hábitos de vida saudáveis à comunidade”. O projeto vai passar por Viana do Castelo até 3 de setembro.
*Por Beatriz Duarte
