Nasce em Barcelos o Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias

Vai nascer em Barcelos o Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias. No próximo domingo vai ser assinado o protocolo entre a Comissão Nacional da UNESCO e a companhia Teatro de Balugas, para a criação do Clube, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, pelas 16 horas.
No dia seguinte comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, com o objetivo de assinalar a importância de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o mundo.
Este Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias pretende desenvolver atividades artísticas e culturais tendo como ponto de partida a importância que o teatro, enquanto expressão oral, escrita e performativa, pode representar para a preservação e divulgação das línguas em extinção. Uma língua é um dos elementos mais significativos de uma cultura e um dos responsáveis pela continuação de uma identidade. Neste sentido, o Teatro é um meio privilegiado para a salvaguarda e continuidade destes legados fundamentais.
A primeira ação cultural do novo Clube UNESCO vai decorrer de 10 a 12 de junho, com a primeira edição do ‘LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias’ e terá lugar em Barcelos, no Theatro Gil Vicente. Este Festival pretende não só ser uma mostra de Teatro, mas também um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro amador e comunitário apresenta neste contexto.
