TUB com bombas de abastecimento, prossegue renovação de frota sem aumentar tarifários

A informação foi avançada esta sexta-feira pelo administrador-executivo da empresa municipal, Teotónio dos Santos.

Os tarifários dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão prosseguir os mesmos para 2025. A garantia foi deixada esta sexta-feira pelo administrador executivo da empresa municipal, Teotónio dos Santos, durante a inauguração da primeira fase de requalificação do Parque de Material e Oficinas. O projeto era uma das promessas da coligação Juntos por Braga quase desde que assumiu a gestão do executivo municipal.

O responsável adiantou também que os Transportes Urbanos de Braga viram a candidatura a novos 38 autocarros elétricos, 25 dos quais de 12 metros, 10 de 10 metros e 3 mini autocarros, aprovados para financiamento pelo PRR. Teotónio Andrade dos Santos aponta que estes novos veículos devem estar disponíveis no início de 2026, com um investimento de “20 milhões de euros, com apoio de cerca de 12 milhões”, e cujo concurso público deverá ser lançado já no próximo ano.

Já o novo Parque de Material e Oficinas, que cuja primeira fase de requalificação foi esta sexta-feira, e num investimento que “passa dos três milhões de euros”, conta agora com novas bombas de abastecimento de gás natural comprimido, uma resposta que vai ser explorada para atendimento externo através de concessão pela empresa Dourogás, e uma outra bomba de abastecimento de diesel. O espaço passa a contar também com uma estação de lavagem de autocarros, que é capaz de “captar as águas provenientes das chuvas e que faz o aproveitamento de cerca de 70% da água utilizada no próprio processo de lavagem”.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, os investimentos que têm sido realizados na empresa municipal comprovam a importância que a autarquia dá aos TUB tendo em vista a melhoria do serviço a prestar aos cidadãos, que bateram recordes de utilização, com mais de 61 mil passageiros durante um dia no presente ano de 2024. Sublinha ainda que o serviço cumpre com o seu papel público e é “uma estrutura fundamental para garantir a qualidade de vida e o acesso a um serviço essencial”.

Já a presidente do conselho de administração da empresa municipal, Olga Pereira, aponta que os TUB são uma empresa “bem diferente” daquela que a coligação Juntos por Braga encontrou quando chegou à gestão autárquica no ano de 2013, realçando que o novo espaço é “uma evidência” do compromisso da empresa municipal com a melhoria das condições de trabalho junto dos trabalhadores da TUB.

*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv