Município de Famalicão organiza caminhada solidária pela Ucrânia

O Município de Famalicão está a organizar uma caminhada solidária de cinco quilómetros para apoiar os jovens ucranianos, vítimas da guerra, no novo ano letivo. O evento desportivo “Supporting Children in Ukraine” decorre este domingo, com início no Parque da Devesa, e tem como objetivo recolher material escolar para ajudar a população de Zhytomyr.
Em declarações à RUM, Augusto Lima, vereador com o pelouro das Relações Internacionais, revela que a ideia surge no âmbito do protocolo de geminação assinado entre o município famalicense e a cidade de Zhytomyr, na Ucrânia. “Esta caminhada vai ser feita em toda a Europa, nomeadamente em todas as cidades portuguesas. É extremamente importante dar visibilidade àquilo que tem sido o sofrimento do povo ucraniano”, reconhece.
Para responder às necessidades dos alunos que agora iniciam o ano letivo, Zhytomyr facultou uma lista de necessidades de material escolar. Mochilas, cadernos pautados e quadriculados A4, canetas, marcadores, lápis, borrachas, réguas, esquadros, furadores, molas e clips são os materiais de que mais necessitam, até ao momento. O material solidário deve ser entregue no secretariado da iniciativa.
Augusto Lima apela à participação de toda a comunidade: “os emigrantes e refugiados ucranianos que estão em Famalicão vão participar e esperemos que haja também um envolvimento por parte dos famalicenses”.
A inscrição para a caminhada solidária “Supporting Children in Ukraine” é gratuita e pode ser feita online, no portal Famalicão Desportivo. A caminhada tem início às 9h da manhã deste domingo. Os participantes são também convidados a partilhar a sua experiência na iniciativa publicando fotos da iniciativa nas suas redes sociais com o hashtag #BacktoSchool.
*Por Beatriz Duarte
