Mundial sub21 de andebol. “O objetivo é sermos campeões”

A seleção nacional sub21 prepara-se para os quartos de final do Campeonato do Mundo de andebol. Portugal vai defrontar o Egito. O capitão da armada lusa, Filipe Monteiro, falou à RUM das expectativas para o que resta da competição, discurso acompanhado de um claro otimismo, de quem direciona o olhar para o título mundial.
Portugal leva na bagagem um registo 100% vitorioso nos cinco jogos disputados. Na fase de grupos, triunfou diante da Argélia (33-21), do Canadá (12-45) e da Croácia (30-25). Seguiu-se o main round, com as vitórias lusas frente ao Japão, por 46-28, e à Suécia, por 29-31.
Filipe Monteiro, capitão da seleção nacional, fez, aos microfones da RUM, uma análise à caminhada de Portugal rumo aos quartos de final. Caracterizou as primeiras cinco partidas como “bastante competentes”, salientando que, apesar dos momentos menos positivos dentro de campo, a “união da equipa” falou mais alto.
Em antevisão ao próximo duelo, o central que vestiu as cores do ABC Braga nas duas últimas temporadas analisou as valências do Egito, adversário de Portugal. “Não sendo uma equipa europeia, é aquela sobre a qual temos menos informações. Ainda assim, daquilo que temos analisado, têm um jogo muito aguerrido, com muito contacto e entreajuda na defesa.” Espera um confronto “duro e físico”, mas acredita nas hipóteses portuguesas de passagem às meias-finais. “Se mantivermos a forma que temos vindo a demonstrar, principalmente como nas segundas partes frente à Suécia e à Croácia, temos mais do que hipóteses de ganhar”, afirmou.
No que resta da competição, Filipe Monteiro é claro quanto ao objetivo: “ser campeão”. Ainda assim, admite ser necessário “pensar jogo a jogo”. “Neste momento, a nossa final é contra ao Egito, porque, se perdermos, não adiantará termos pensado mais à frente. Está neles o nosso foco”, ressalvou.
Portugueses e egípcios defrontam-se amanhã, pelas 17h30. Em caso de vitória, os atletas lusos terão pela frente o vencedor do encontro entre a Eslovénia e as Ilhas Faroé.
