Máscara vai continuar a ser obrigatória em alguns locais até final de agosto 

No âmbito da pandemia da covid-19, o Conselho de Ministros renovou, esta quinta-feira, a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23:59 do dia 31 de agosto de 2022, anunciou a ministra Mariana Vieira da Silva.

Com esta prorrogação, as atuais regras em vigor mantêm-se, ou seja, ao longo do próximo mês vai continuar a ser obrigatório usar máscara em alguns espaços fechados, nomeadamente transportes públicos, farmácias, lares e hospitais.

Novas verbas para forças e serviços de segurança


Foi também aprovado o decreto-lei que “estabelece a programação de estruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna” e o decreto-lei que “estabelece as normas de execução orçamental” do Orçamento do Estado para 2022.

O ministro José Luís Carneiro agradeceu às forças de segurança por fazerem de Portugal “um dos países mais seguros do mundo” e assinalou que foi honrado o compromisso assumido pelo Governo de dignificar as condições de trabalho destes profissionais ao aprovar um investimento plurianual de “mais de 607 milhões de euros”.

Desde 2017 foram executados “mais de 340 milhões de euros na melhoria de infraestruturas.

Agora, estão previstos mais de 236 milhões de euros para infraestruturas, mais de 250 milhões para sistemas de tecnologia de informação e comunicação, mais de 64 milhões para a aquisição de novos veículos, 11,5 milhões para novas armas, mais de 15 milhões para equipamentos de proteção individual, mais de 22 milhões para equipamento para funções especializadas e perto de cinco milhões para equipamento de apoio à atividade profissional, detalhou José Luís Carneiro.

“É o maior volume de investimento de sempre na modernização, requalificação e dignificação das condições de trabalho e na garantia de melhores indicadores de operacionalidade”, garantiu, renovando o compromisso pelo “rejuvenescimento das forças e serviços de segurança”, com o recrutamento de “2400 polícias e guardas”, estando ainda prevista para 2022 a contratação de “mais 2600”.

O ministro assinalou também o “esforço para garantir um investimento de mais de 40 milhões de euros em alojamento para agentes da PSP e guardas da GNR, bem como para as famílias”.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv