Mariana Machado quer bater recorde pessoal em Budapeste 

A atleta do SC Braga e estudante de Medicina da Universidade do Minho, Mariana Machado, espera bater o recorde pessoal nos Mundiais de atletismo, que vão ser disputados entre sábado e 27 de agosto, em Budapeste.

A jovem Mariana Machado, de 22 anos, vai enfrentar as 12 voltas e meia à pista húngara com a motivação de se ter conquistado a medalha de ouro nos 5.000 metros nos Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, na China, há menos de duas semanas.

“É uma competição diferente. A vitória nos Jogos Mundiais Universitários deu-me uma grande motivação, mas, efetivamente, estava a competir com universitárias, que passam pelas mesmas dificuldades que eu no dia-a-dia, então senti que estava a participar no meu campeonato. Futuramente, espero que o meu campeonato sejam os Mundiais, onde estão as melhores atletas do mundo, grande parte delas profissionais. Ainda não é o meu caso, mas é uma oportunidade para ganhar experiência e, no futuro, lutar por lugares mais altos”, explicou.

Na sua segunda presença em Mundiais, a fundista do Sporting de Braga aponta à melhoria do seu melhor registo, os 15.15,56 minutos alcançados já este ano, em Karlsruhe, na Alemanha.

“Eu gostava muito de poder bater o meu recorde pessoal, porque nem sempre é fácil ter boas competições para conseguir boas marcas e também conquistar uma boa posição no ranking. Se a prova for bem lançada, acho que é possível. A chegada à final não é impossível, mas é difícil, esse seria um segundo objetivo”, admitiu Mariana Machado.

Isto porque, para a atleta bracarense, os 14.52,00 minutos da marca de qualificação olímpica ainda parecem um registo “um pouco distante”, para conseguir na quarta-feira, dia da disputa da qualificação para a final, marcada para sábado.

“[Bater o recorde pessoal] É um bom indicador para o futuro, porque pode valer bons pontos para o próximo ano. A marca de qualificação ainda está um pouco distante. Para este ano, não, para o queremos pensar que pode acontecer”, concluiu Mariana Machado.

A 19.ª edição dos Campeonatos do Mundo de atletismo vai ser disputada em Budapeste, entre sábado e 27 de agosto, pouco mais de um ano depois de Eugene ter acolhido a competição que tinha sido adiada em 2021 devido à pandemia de covid-19.

c/Lusa

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv