Marco Libertini. “Não temos condições financeiras para corresponder à II divisão”

O Voleibol Clube Braga vai abdicar de disputar a II divisão nacional. Trata-se da única equipa sénior de voleibol masculino do concelho bracarense que, mesmo fora dos quadros nacionais, pretende continuar com esse estatuto. Voltam, agora, os esforços para a participação no terceiro escalão.

Em causa, está a falta de condições financeiras para corresponder às despesas exigidas na II divisão, mais elevadas que nas competições abaixo pelas várias deslocações a diferentes pontos do país e pela captação de atletas para o plantel.

Em entrevista à RUM, Marco Libertini, fundador do projeto, justificou a decisão e invoca o “sentido de responsabilidade com o clube”. Marco Libertini fez-se acompanhar pelo treinador José Borja Serafim, que vai além do colega na explicação, referindo que os patrocínios e apoios não foram suficientes para suportar os custos de prevalecer na competição. Abdicar dos quadros nacionais é, por isso, uma jogada estratégica para retomar o caminho para o sucesso, garante.

Ainda assim, o fundador do clube, Marco Libertini, assegura que uma solução apoiada pelo SC Braga nunca esteve nos planos do único clube com voleibol masculino sénior no concelho. Reforça com a garantia que os guerreiros não avançaram com conversas para a aquisição do VC Braga.

O voleibol masculino, afirma José Borja Serafim, “não vai acabar”. A equipa sub21 será um dos pilares do clube. Não dá, contudo, certezas de continuidade do escalão sénior, apesar do “sim” de metade do plantel. Ainda assim, disputar uma segunda divisão e almejar por lugares superiores na tabela exigem outros custos, principalmente de captação de atletas. Marco Libertini salienta que, como os da região já se encontravam na equipa, era necessário alargar a captação a outras zonas do país e do mundo. Isso, de momento, ultrapassa as possibilidades financeiras do clube.

Com tudo isso em mente, a garantia está dada: “serão feitos todos os esforços para competir na terceira divisão”.

O percurso no campeonato não sorriu aos bracarenses, com apenas uma vitória em 28 partidas disputadas. O destino do VC Braga estaria dependente dos resultados no playoff de manutenção, diante do Real Clube Senhorense. Desta vez, foram dois triunfos no mesmo número de jogos para garantir mais uma presença para a segunda divisão, pelo menos na teoria.

Meses depois, como se sabe, questões financeiras levaram o clube a anunciar a desistência da prova, seguindo, ao que tudo indica, para a terceira divisão. 

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv