Mais de metade dos estágios apoiados pelo IEFP terminam em contratos de trabalho

Em três anos e meio, foram apoiados mais de 71 mil estágios pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), dos quais 55% terminaram com contratos de trabalho. O balanço é avançado ao jornal ECO, no mês em que o Governo decidiu rever o programa.
De acordo com fonte oficial do IEFP, numa resposta enviada ao ECO, os 55% dos estagiários contratados pela entidade logo após a conclusão do estágio, corresponde a 39.088 estagiários colocados na mesma entidade de realização do estágio, face a um total de 71.499 estágios concluídos. Estes são dados de 2021 ao primeiro semestre de 2024.
Convém explicar que o programa Ativar.pt foi criado pelo Governo anterior em substituição do programa de estágios profissionais até aí em vigor, com o objetivo de promover a criação de postos de trabalho. Ao abrigo deste programa, têm sido apoiados estágios com a duração de nove meses (doze em casos específicos), estando prevista a atribuição de uma bolsa que varia em função do nível de qualificações do estagiário (entre 662 euros e 1.273 euros).
Além disso, as entidades empregadoras que, após este programa, celebrem um contrato sem termo com o estagiário têm direito a um prémio equivalente a duas vezes a retribuição base mensal oferecida ao novo trabalhador, até ao limite de 2.546,30 euros. Foram apoiados 17.064 contratos no âmbito do Prémio ao Emprego.
