Lucky Star exibe hoje filmes inspirados no pintor Paul Cézanne

Esta terça-feira, 14 de Janeiro, vão ser exibidos dois filmes de média-metragem da dupla de realizadores Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, sendo o primeiro ‘Cézanne – Dialogue avec Joachim Gasquet’, de 1990, e o segundo filme ‘Une Visite au Louvre’, de 2004.
Em ‘Cézanne – Diálogo com Joachim Gasquet’ (1990), as palavras do pintor, usadas em voz-off, sobrepõem-se às imagens das suas pinturas e das fotografias tiradas dele, para discutir o processo criativo e o lugar do artista no Mundo. A narração percorre, também, excertos do filme ‘Madame Bovary’ de 1934, de Jean Renoir, e cenas do filme ‘A Morte de Empédocles’ (1987), da dupla Huillet-Straub, detendo-se nos planos da Montanha Sainte-Victoire, lugar que inspirou a obra artística de Paul Cézanne.
Em ‘Une visite au Louvre’, a arte, bem como a disposição e preservação desta nos museus, são objecto de análise através dos pensares de Cézanne. Neste filme, as memórias de Joachim Gasquet das suas conversas com o pintor são utilizadas para nos apresentar um olhar crítico sobre a pintura e as várias obras de diversos artistas expostos no Museu do Louvre, tal como as de Tintoretto, Delacroix, Courbet, entre outros. Durante o filme, graças aos planos longos é possível admirar as várias pinturas que o próprio Paul Cézanne admirou.
As sessões do Lucky Star ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às terças-feiras às 21h30.
