Kevin Morby, The Gavin Bryars Ensemble e Niño de Elche na programação do TC

Entre setembro e dezembro, o Theatro Circo será palco de espetáculos de dança, teatro, oficinas e concertos. Soraia Ramos, Kevin Morby, Mão Morta, Clã, Bill Frisell, The Gavin Bryars Ensemble e Niño de Elche, são alguns dos nomes confirmados para os quatro últimos meses do ano. O anúncio do cartaz completo foi realizado esta quarta-feira.

O arranque fica a cargo de mais uma série do ciclo ‘Paraíso’, que busca promover um espaço de diálogos e reflexão sobre a negritude na música urbana nacional, que se junta às comemorações do centenário do nascimento de Amílcar Cabral. Este ano, o ciclo de espetáculos e apresentações de livros decorre também no gnration e na Livraria Centésima Página. O ciclo encerra-se com o espetáculo de Soraia Ramos, a 14 de setembro, que é considerada uma das maiores vozes da lusofonia da atualidade e vai apresentar o novo disco ‘Cocktail’.


No fim de semana seguinte, dia 20, os criadores Hugo Calhim Cristóvão e Joana von Mayer Trindade trazem Suores de Mel e a Morte Não Terá Domínio, uma criação de dança inspirada no 25 de Abril. O ciclo ‘Contraponto’ apresenta a ‘Orquestra Sem Fronteiras’, a 21 de setembro, que será associado a uma conferência com André Barata e Martim Sousa Tavares.  No mesmo dia, decorre o espetáculo infantojuvenil ‘Álbum de família’.


No dia 28, será a vez do grupo ‘Mão Morta’ apresentar o novo espetáculo ‘Viva la Muerte!’, que terá também, durante a tarde, um momento associado ao espetáculo, ‘Conversas com Artistas: Do fascismo à extrema-direita e vice-versa’


A 11 de outubro, o Theatro Circo será palco da primeira reativação do projeto ‘A Luta Contínua’. Ainda no mês, o reconhecido trio de jazz galego, Sumrrá, apresenta um novo projeto junto ao cantor Niño de Elche. O concerto que une “duas forças criativas que representam a vanguarda musical galega e espanhola”, como refere o comunicado enviado pela organização, decorre a 18 de outubro. Ainda nos dias 25 a 27 de outubro, o ‘Festival Semibreve’ regressa a Braga para a 14ª edição

O mês de novembro abre com o regresso de Bill Frisell a Braga, logo no dia 2, acompanhado dos músicos Gerald Clayton, no piano, e Johnathan Blake, na bateria, tendo o colaborador de longa data Greg Tardy no saxofone, clarinete e clarinete baixo. Dias 8 e 9, a peça ‘Quis saber quem sou – um concerto teatral’, sobe ao palco do Theatro Circo na qual serão revisitadas muitas das canções da revolução de abril. 


Entre os dias 15 a 17 de novembro, o ‘Festival Para Gente Sentada’ volta a ocupar a sala de espaços bracarense e o gnration, apresentando alguns nomes como Mount Kimbie e Julia Holter. No dia 22, Kevin Morby, em parceria com o Ensemble da Escola Profissional de Música de Espinho fecha a programação do mês.

The Gavin Bryars Ensemble abre o cartaz de dezembro, com mais um espetáculo do ciclo ‘Contraponto’. O artista estreia-se em Braga acompanhado de músicos da Academia de Música de Espinho e do Conservatório

Calouste Gulbenkian de Braga. A programação fecha o ano com o encontro final no ‘Espaço Comum’ e, no mesmo dia, recebe ainda a oficina ‘As perguntas da menina do Ó’.

*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Vanessa Batista

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv