JSD Braga lança academia de formação para jovens autarcas

Arrancaram, no passado sábado, os trabalhos da ‘Academia de Formação Autárquica Miguel Macedo’. A iniciativa foi lançada pela JSD Braga, com o objetivo de capacitar jovens autarcas para o exercício de funções nas câmaras municipais.

O começo das atividades deu-se na Escola Secundária Alberto Sampaio e contou com a participação de cinco convidados: Paulo Colaço, consultor de comunicação; Jorge Paulo Oliveira, chefe do Gabinete do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República; Sandro Louro, diretor municipal do Município de Braga; Pedro Pinto, secretário-geral dos Autarcas Social Democratas e Olga Freire, vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

O painel focou-se em abordar questões inerentes ao trabalho associado às autarquias, com destaque para a organização das câmaras, os seus orçamentos e o discurso de um autarca.

A presidente da JSD Braga, Sofia Alcaide, falou à RUM sobre o primeiro dia de atividades. Fez um balanço positivo e destacou a presença de representantes de todas as concelhias do distrito, uma vez que, considerou, “a política não se esgota no meio local. Foi muito vantajoso ter pessoas de diferentes contextos a partilharem as suas experiências, até porque estiveram presentes autarcas que exercem funções no dia de hoje.”

A intenção de criar a academia já tinha surgido nos tempos de avanço do manifesto eleitoral. Sofia Alcaide recorda que sentiu uma necessidade de criar meios para “formar jovens autarcas”, tendo em conta a “exigência de haver rotatividade nos cargos”. “A juventude precisa de uma formação de base para poder exercer estas funções de forma competente e séria”, afirmou.

Homenagear Miguel Macedo, atribuindo o seu nome à iniciativa, tornou-se, para a presidente da JSD Braga, numa escolha natural. Sofia Alcaide defendeu que, dado o legado que o antigo secretário-geral deixou, fazia “todo o sentido homenagear o político e a pessoa que Miguel Macedo foi”.

Os trabalhos da ‘Academia de Formação Autárquica Miguel Macedo’ regressam após as eleições autárquicas de 12 de outubro, prevendo-se que adotem um intervalo de três a quatro meses entre novas iniciativas. 

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Connected
NO AR Connected
00:00 / 00:00
aaum aaumtv