Israel. Gabinete de segurança dá luz verde a acordo de cessar-fogo com Hamas  

O gabinete de segurança do Governo de Israel aprovou o acordo assinado com o Hamas. A informação, citada pelas agências de notícias internacionais, antecede a reunião do Executivo liderada por Benjamin Netanyahu.


O comunicado oficial afirma que “depois de examinar todos os aspectos políticos, de segurança e humanitários do acordo proposto”, o gabinete de segurança “recomenda ao governo que aprove este projeto”.

O gabinete de segurança é constituído por um grupo mais pequeno de ministros israelitas e só com a luz verde deste grupo é que o Governo pode aprovar formalmente o acordo de cessar-fogo.

O Ministério português dos Negócios Estrangeiros adianta à RTP que na lista de 33 reféns está um cidadão com nacionalidade portuguesa e outros dois com ligações ou eventuais ligações a Portugal. Ainda assim, o MNE admite que é melhor aguardar porque estas informações estão sujeitas a eventual retificação.

De acordo com duas fontes próximas ao Hamas, citadas pela France Presse, três mulheres israelitas com menos de 30 anos vão ser as primeiras a serem libertadas no domingo. Estas reféns vão ser recebidas pela Cruz Vermelha e depois “serão transportadas para o Egipto, onde serão entregues” às autoridades de Israel.“Depois, (…) espera-se então que (Israel) liberte o primeiro grupo de prisioneiros palestinianos, incluindo vários com penas elevadas”, acrescentou uma das fontes do Hamas.

O acordo prevê numa primeira fase de seis semanas a libertação de 33 reféns detidos na Faixa de Gaza desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023, em troca de centenas de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

RTP

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv