Inflação confirmada nos 9,3% em setembro, a taxa mais elevada desde outubro de 1992

Índice de preços no consumidor acelerou em setembro 0,4 pontos percentuais face ao mês anterior, depois de se ter registado um ligeiro abrandamento em agosto.

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 9,3% em setembro de 2022, superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde outubro de 1992, ou seja, em quase 30 anos. A inflação mantém a tendência de subida dos meses anteriores, revela o Instituto Nacional de Estatística esta quinta-feira.

“Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com o valor da estimativa rápida divulgada a 30 de setembro”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em setembro, o indicador de inflação subjacente (IPC excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 6,9%, taxa superior em 0,4 pontos percentuais à registada em agosto e “o valor mais elevado registado desde fevereiro de 1994”.

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) manteve a tendência de subida dos meses anteriores, registando uma variação de 6,9% (6,5% em agosto). A variação do índice relativo aos produtos energéticos situou-se em 22,2% (1,8 p.p. inferior ao valor do mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 16,9% (15,4% em agosto)”, revela o INE, confirmando o valor de variação do Indice dos Preços no Consumidor apresentado em final de setembro.

A variação mensal do Índice de Preços no Consumidor foi 1,2% (-0,3% no mês precedente e 0,9% em setembro de 2021). A variação média dos últimos doze meses foi 6,0% (5,3% em agosto).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 9,8%, superior em 0,5 p.p. à do mês anterior e inferior em 0,2 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em agosto, a taxa em Portugal tinha sido superior em 0,2 p.p. à da área do Euro).

RTP

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv