IFL vai servir ‘clusters’ alimentares na região do Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão

Braga foi palco, na manhã desta sexta-feira, da assinatura de um novo memorando de entendimento entre Portugal e Espanha que resultará na construção de um segundo laboratório ibérico, desta feita, na área alimentar. Vai designar-se Iberian FoodTec Lab (IFL). A localização do novo laboratório ainda não foi revelada.
No Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), os chefes de governo de Portugal e Espanha apadrinharam este memorando, mas não proferiram qualquer declaração aos jornalistas.
Recorde-se que o memorando foi assinado no âmbito do programa da 33.ª Cimeira Luso-Espanhola, que vai decorrer no resto do dia em Viana do Castelo.
A cerimónia contou com a presença da ministra da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da sua homóloga espanhola, Diana Morant, bem como da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
Segundo informação disponibilizada, o IFL “irá apostar no desenvolvimento do setor em ambos os países, com base nos seus recursos endógenos, para consolidar os clusters alimentares na região do Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão”.
Promover iniciativas de investigação multidisciplinar, elaborar diagnósticos sobre a situação alimentar nas referidas regiões, contribuir para o desenvolvimento e implementação das políticas públicas, favorecer o intercâmbio de experiências e o diálogo entre instituições académicas, empresas e organismos internacionais, e promover uma alimentação sustentável equitativa e saudável são os objetivos da parceria.
O consórcio envolve 10 parceiros promotores: Instituto Politécnico de Bragança, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Universidade de Vigo, Universidade de Salamanca, Universidade de Valladolid, Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
