Guimarães recebe Encontro Internacional de Educação Ambiental

Prossegue, esta sexta-feira, em Guimarães, o Encontro Internacional de Educação Ambiental, que pretende partilhar e discutir as principais estratégias e soluções inovadoras no campo da educação ambiental. Com o tema ‘A Educação Ambiental na construção de comunidades sustentáveis’, o evento decorre até sábado, 27 de janeiro.

Durante os três dias, o encontro promovido pelo Laboratório da Paisagem deve “explorar a importância da educação ambiental como uma ferramenta-chave para moldar mentalidades, inspirar à ação e fomentar sociedades mais resilientes e sustentáveis, orientadas para uma cidadania mais participada, consciente e informada”, ressalta a organização do evento em comunicado. A iniciativa assume-se como um “palco para a partilha, o debate e a cooperação internacional, nos domínios da implementação de projetos, estudos, investigação e divulgação científica, com vista à melhoria da qualidade de vida das comunidades”.

Programação

Esta quinta-feira, além da cerimónia de abertura, falou-se de ‘Cidadania Ativa e Cocriação’, com a apresentação ‘Cidadania Ambiental: enquadramento político, predisposição social e ação cívica’, de Luísa Schmidt, da Universidade de Lisboa. A segunda intervenção do dia, foi a de Margarida Correia Marques, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, centrada no ‘papel dos equipamentos de educação para a sustentabilidade’.

À tarde, falou-se de ‘Comunidades sustentáveis e ciência cidadã’. Ronaldo Sousa, da Universidade do Minho, e Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente, foram os protagonistas com as apresentações ‘Unir a ciência cidadã e o conhecimento ecológico local para ecossistemas mais saudáveis’ e ‘Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania’, respetivamente.

Já a programação desta sexta-feira fica marcada pelo debate sobre as ‘Cidades sustentáveis’, com Helena Freitas, do Parque de Serralves, que irá abordar as ‘Estratégias para fomentar a sustentabilidade e o bem-estar nas cidades’. Ao início da tarde, devem ser apresentadas iniciativas e projetos de sustentabilidade dos municípios de Amares, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais e Óbido.

A democraia participativa será o destaque do dia numa mesa-redonda com a presença do eurodeputado, João Albuquerque, e de jovens participantes do Eco Parlamento, de três escolas de Guimarães. A sessão terá a moderação de Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara da cidade.

No dia 27, último dia do Encontro, os participantes serão convidados a visitar o património cultural de Guimarães e conhecer as práticas ambientais do município.

O evento é aberto à comunidade, docentes, estudantes e investigadores. O Encontro Internacional de Educação Ambiental assinala também o arranque das comemorações do 10º aniversário do Laboratório da Paisagem. A progamação completa pode ser encontrada em www.labpaisagem.pt.

* Escrito por Marcelo Hermsdorf

* Editado por Liliana Oliveira

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv