Guimarães implementa segunda fase da recolha seletiva para reaproveitamento de resíduos orgânicos

A segunda fase do projeto RRRCICLO inicia em setembro, com a instalação de equipamentos de deposição na restauração e em estabelecimentos escolares. O objetivo é transformar os modelos lineares de produção e consumo em modelos circulares de partilha, com a inerente redução do desperdício.
A partir de outubro, começa a entrega de equipamentos e a respetiva recolha na restauração, no hospital, em lares, na universidade e em outros estabelecimentos. No caso da restauração, será efetuada no período da tarde, entre as 15 horas e as 19 horas, para permitir a colocação dos equipamentos no exterior, possibilitando que a recolha seja feita depois da hora de almoço.
Desde janeiro de 2022, foram compiladas 320 toneladas de orgânicos no Centro Histórico de Guimarães, o que representa cerca de 23% do potencial de recolha. Prevê-se que, em janeiro de 2023, já seja possível abranger toda a população inserida nestas freguesias.
A recolha dos orgânicos iniciou-se no Centro Histórico de Guimarães, em dezembro de 2021, com a entrega de equipamentos de pequena dimensão para a deposição dos orgânicos em todos os alojamentos e na restauração. Foi também lançada uma campanha para a oferta de compositores, através do site da RRRCICLO.
