Guimarães celebra Capital Verde Europeia com os vimaranenses

Após se ter sagrado Capital Verde Europeia 2026, em Valência, Guimarães vai partilhar essa conquista com a comunidade vimaranense. A apresentação pública vai decorrer esta quarta-feira, 18 de dezembro, às 18h30, no Grande Auditório Francisca Abreu do Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
No evento, que contará com a intervenção inicial da vereadora responsável pela candidatura a Capital Verde Europeia, Adelina Pinto, será replicada a apresentação realizada em Valência durante a decisão final, um momento que protagonizado pela coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Isabel Loureiro, pelo diretor executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, e por Dalila Sepúlveda, diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Guimarães. O encerramento ficará a cargo de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
A distinção de Capital Verde Europeia é atribuída, anualmente, pela Comissão Europeia, tratando-se da segunda vez que é atribuída a Portugal, após a distinção de Lisboa em 2020.
Refira-se, ainda, que Guimarães é também uma 100 das cidades europeias selecionadas no âmbito da Missão Europeia das Cidades Neutras Climaticamente e Inteligentes, visando atingir a neutralidade climática até 2030. Em Portugal, apenas Guimarães, Porto e Lisboa são parte integrante desta missão.
Os bilhetes são gratuitos e estão disponíveis em todas as bilheteiras d’A Oficina, a partir desta terça-feira, 17 de dezembro, até à hora do início do evento. A entrega é limitada a dois bilhetes por pessoa, até à lotação completa da sala.
