Guimarães celebra 200 anos da primeira Constituição Portuguesa

A Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) está a organizar um concerto comemorativo do aniversário da primeira Constituição Portuguesa, intitulado ‘200 anos da Constituição Liberal de 1822’. O evento, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, será protagonizado pela Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Fernando Marinho, e acontece a 17 de setembro, às 21h30, no Paço dos Duques de Bragança.
O concerto é gratuito, limitado à lotação do espaço, e conta com as participações da soprano Helena Castro Ferreira e do barítono Diogo Oliveira. Vão poder ser ouvidas peças de Mozart, Jean Sibelius e do português Jorge Salgueiro.
A primeira Constituição Portuguesa foi aprovada a 23 de setembro de 1822, na sequência da revolução liberal de 1820, dirigida pela associação secreta Sinédrio, originária do Porto. Visou terminar com o absolutismo em Portugal, introduzindo um regime de monarquia constitucional. O documento viria a ser precursor da constituição republicana de 1911 e, por essa via, da constituição democrática de abril de 1976.
*Escrito por Nuno Diogo Pereira
