Grupo de alunos e professores anuncia ação pública pela Palestina

Estudantes, professores e funcionários da Universidade do Minho unem-se na luta pró-palestina. O Largo do Paço será palco no próximo sábado, dia 21, pelas 18h00, da manifestação ‘Juntos Pela Palestina’.

Num comunicado, o Grupo para Reflexão e Contacto pela Palestina da Universidade do Minho (GRCP) afirma que o protesto visa “romper com a indiferença e apelar à consciência coletiva” perante os ataques em Gaza. Em declarações à RUM, Sara Pereira, docente do Instituto de Ciências Sociais e uma das dinamizadoras da iniciativa, lamenta o imobilismo político nacional para “tomar uma posição”. 

Volta-se, agora segundo a docente, para a importância da “voz popular”. “Temos assistido por todo o mundo à sociedade civil a exigir aos decisores políticos para tomarem posições”, afirma Sara Pereira.

A ideia é ressalvada no comunicado, com o GRCP a referir que os participantes “recusam o conformismo e exigem uma tomada de posição firme e urgente por parte dos representantes dos órgãos de soberania portugueses”.  Apela-se ainda aos participantes que pintem as mãos de vermelho, num sinal de denúncia, e que levem uma camisola de criança e uma panela, símbolos alusivos à fome e às crianças palestinianas já mortas. Para Sara Pereira, é pelo caráter simbólico que a manifestação se demarca.

A presença da comunidade académica estará assegurada. Sara Pereira sublinha o papel da Universidade pela sua “voz para exigir uma tomada de posição às autoridades”. A ação pública é “alargada à cidade e à região”.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv