Greve na Braval. Sindicato dirige carta aberta aos municípios

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) endereçou uma carta aberta aos acionistas da Braval. O anúncio foi feito, esta terça-feira, pelo organismo.
Os visados são os autarcas de Braga, Vila Verde, Terras de Bouro, Amares, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, a quem o sindicato atribui responsabilidades pela greve dos funcionários da empresa de valorização e recolha de resíduos, agendada para a próxima segunda-feira.
Há uma semana, aquando do anúncio do protesto, Baltazar Gonçalves, coordenador da direção regional do STAL, apontou culpas aos acionistas, nomeadamente a Ricardo Rio, cuja autarquia detém 87% das quotas da empresa, e não descartou “uma iniciativa de protesto à porta da Câmara de Braga”.
O sindicalista condenou a passividade dos municípios e do próprio conselho de administração face às exigências dos trabalhadores que, recorde-se, reclamam um aumento mínimo de 90 euros nas remunerações, bem como o aumento geral de todas as prestações pecuniárias previstas no Acordo de Empresa, em vigor desde novembro de 2020.
*Por Hugo Costa
