gnration com Tashi Wada, BIG|BRAVE e Kim Gordon nos primeiros meses de 2025

O gnration revelou, esta sexta-feira, a programação para os primeiros meses de 2025, ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura 2025. Entre janeiro e abril, pelo gnration irão passar apresentações de novos e aclamados discos de BIG|BRAVE, Tashi Wada (com Julia Holter e Corey Fogel), FIRE! E Gonçalo Almeida, entre outros.
Janeiro no gnration abre, no dia 11, com o espetáculo 30xN, que vai juntar o projeto @c, de Miguel Carvalho e Pedro Tudela, a Visiophone, de Rodrigo Carvalho. No dia 18, o responsável da programação do gnration, Ilídio Marques, destaca aos microfones da RUM o espetáculo da produtora e compositora canadiana Kara-Lis Coverdale, que estreará em Braga pela primeira vez para apresentar o novo disco que irá lançar no final do próximo ano, “um regresso a Braga desta compositora, depois de ter passado em 2016 pelo Festival Semibreve”.
Já em fevereiro, a programação acontece pela mão dos portugueses Francisco Fontes (dia 7), “que irá apresentar um novo trabalho”, e da dupla Vera Mantero e Susana Santos Silva (dia 9). No dia 22 de fevereiro, o gnration vai contar com o projeto GRIOT 3000, de Rodrigo Brandão com Dudù Kouate, Luís Vicente, Carla Santana, Thiago Costa e Braima Galissá, “um projeto intercontinental que junta músicos de diferentes continentes na área do jazz e não jazz”, aponta o responsável.
Em março, aquele espaço vai acolher a estreia em palco “um novo grupo da música bracarense” ‘Monstro’, de Gonçalo Ferreira e Isaac Oliveira, no dia 8, seguindo-se, no dia 22, o concerto do contrabaixista Gonçalo Almeida com o percussionista Gustavo Costa e a trompetista Susana Santos Silva.
Já em abril, Ilídio Marques destaca os canadianos do BIG|BRAVE, que atuam a 5 de abril. A banda de Robin Wattie, Mathieu Ball e Tasy Hudson regressa a Portugal para apresentar o seu oitavo e mais recente trabalho ‘A Chaos of Flowers, “que figura já também na lista dos melhores discos deste ano”. Já o músico Francisco Carneiro toca para o filme ‘Diário de uma Criada de Quarto’, de Luis Buñuel, no dia 24, o mesmo dia em que é inaugurada a exposição “Cadernos de Montagem”, de Ana Vieira, e apresentada a nova instalação de Tatiana Macedo.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf
C/Maria Carvalho.
