GNR regista quase 1500 casos de violência no namoro em 2023

Em 2023, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 434 vítimas de violência no namoro com idades inferiores a 24 anos, num total de 1497 casos apontados. Verifica-se um aumento face a 2022, ano em que se observou quase metade de vítimas jovens (até 24 anos), 244, entre os 1421 crimes.
Tendo em conta o aumento registado, e com o objetivo de sensibilizar e prevenir este tipo de crimes, a GNR começa, esta quarta-feira, uma campanha contra a violência e todas as formas de agressão no namoro, nomeadamente entre os mais jovens.
A campanha incetiva todos os jovens a denunciar este tipo de casos, não aceitando a existência de qualquer tipo de violência e promovendo a autoestima, o respeito e a tolerância como os pilares de uma relação saudável e consciencializada. A ação decorre até dia 18 deste mês e pretende antecipar a existência de comportamentos que possam surgir ou ser prolongados no futuro.
Para prevenir situações deste tipo a GNR continuará a direcionar e priorizar o policiamento comunitário junto das escolas, para a educação e sensibilização dos mais jovens, definindo a investigação e acompanhamento do crime de violência doméstica como uma absoluta prioridade.
*Escrito por Rodrigo Costa
