Gil Vicente vence Boavista e garante manutenção na I Liga

O Gil Vicente garantiu esta sexta-feira definitivamente a manutenção direta na I Liga de futebol, ao receber e vencer o Boavista por 3-1, na partida de abertura da 32.ª jornada da prova.
A necessitar apenas de um empate para assegurar desde logo a permanência, a equipa gilista, que vinha de oito jogos consecutivos sem vencer, não facilitou e superou os ‘axadrezados’ com um ‘bis’ de Fran Navarro, aos 38 e 64 minutos, que lhe permite alcançar o portista Taremi no terceiro lugar dos melhores marcadores, com 16 golos, e um tento de Murilo, aos 85, na conversão de uma grande penalidade.
O Boavista, comodamente instalado na 10.ª posição e já livre de perigo há algumas jornadas, ainda chegou a empatar a 1-1, com um golo de Seba Pérez, aos 55.
Depois do jogo, Daniel Sousa, saudou o feito alcançado pela sua equipa. “É o culminar do que tínhamos vindo a fazer. Desde o início este era o nosso objetivo, já o devíamos ter feito mais cedo, mas foi agora e soube bem. Queremos passar esta imagem sempre, sempre acreditamos no objetivo, os jogadores tiveram algum sentimento de ineficácia”, afirmou o técnico dos gilistas, em declarações à Sport TV.
A derrota não agradou ao dirigente do Boavista que se deslocou à sala de imprensa para lançar críticas à arbitragem. Vítor Murta denunciou ter sido expulso da sala do árbitro e ter sido empurrado pelas forças de segurança para fora de local onde estava autorizado a permanecer.
“Venho manifestar a nossa tristeza pelo desrespeito, pelo que aconteceu hoje. De uma vez por todas, é importante definirmos o que queremos para o futebol português. Em que circunstâncias é que o VAR deve ser acionado, se o árbitro principal deve respeitar as normas. As comunicações entre eles têm que ser públicas. Temos que saber o que eles dizem. Um senhor veio aqui estragar um jogo que podia ter sido um bom jogo de futebol”, afirmou Vítor Murta, apontando o dedo ao árbitro Marco Baixinho.
Com esta vitória, o Gil Vicente conserva o 14.º lugar da prova, com 34 pontos, alcançando o Portimonense, 13.º, enquanto o Boavista é 10.º, com 40 pontos, os mesmos do Casa Pia, nono classificado.
c/Lusa e A BOLA
