Funeral de Otelo Saraiva de Carvalho realiza-se na quarta-feira

Otelo Saraiva de Carvalho, coronel de artilharia, morreu este domingo aos 84 anos. Foi responsável pelo plano de operações militares do 25 de Abril de 1974.

A morte de Otelo Saraiva de Carvalho, no Hospital Militar, foi confirmada ontem.

Figura carismática do Movimento das Forças Armadas e da Revolução de 1974, Otelo Saraiva de Carvalho encabeçou o sector operacional da Comissão Coordenadora e Executiva do Movimento dos Capitães. Foi autor do plano de operações do 25 de Abril, golpe que derrubou Marcelo Caetano e o que sobejava do regime do Estado Novo.

A partir do posto da Pontinha, no Regimento de Engenharia n.º 1, dirigiu com outros militares as operações daquele dia. Ali esteve desde o anoitecer de 24 de abril até ao dia 26.Otelo Saraiva de Carvalho era reconhecido como um militar particularmente vocacionado para a tática de artilharia.

Após a Revolução, foi nomeado comandante da Região Militar de Lisboa e do COPCON. Integrou o Conselho dos 20 e o Conselho da Revolução.

Foi candidato às presidenciais de 1976.

O funeral de Otelo Saraiva de Carvalho, o estratega do 25 de Abril de 1974, realiza-se na quarta-feira, antecedido pelo velório, na véspera, na Igreja da Academia Militar, em Lisboa, informou este domingo a Associação 25 de Abril.

Num comunicado, a associação recorda Otelo, que hoje morreu aos 84 anos, como um “homem de enorme coragem e generosidade”.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv