Fórum de Prescrição Social promove participação comunitária para o tratamento de patologias

O evento chega ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa nos dias 23 e 24 de janeiro.

O Fórum de Prescrição Social da Região do Minho: Arte e Saúde traz a Braga uma discussão sobre a mobilização de recursos comunitários com vista à promoção do bem-estar físico, psicológico e social. A abordagem está numa fase embrionária no território português, mas é já aconselhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

A prescrição social procura promover uma alternativa ao carácter médico e patológico dos cuidados de saúde, com profissionais a aconselharem serviços comunitários não clínicos nas áreas do Desporto, Cultura, Arte e Educação. O objetivo, segundo a organização, é atuar na causa social dos problemas, não apenas na vertente sintomática.

O evento terá lugar no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, e reúne profissionais da saúde, da gestão pública e das políticas sociais, além de artistas, investigadores, estudantes e membros da comunidade.

As atividades arrancam no dia 23 de janeiro, às 18h30, com uma sessão de abertura dedicada a explorar o tema do Fórum. No dia seguinte, entre as 9h00 e às 18h00, a discussão sobre as práticas e estratégias a adotar será distribuída por quatro mesas temáticas, além de apresentações de trabalhos e outros momentos de troca de ideias.

O Fórum conta já com participações provenientes de vários distritos do país, nomeadamente Braga, Porto, Vieira do Minho, Guarda, Leiria e Coimbra. As inscrições para a participação na iniciativa estão encerradas.

* editado por Marcelo Hermsdorf

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv