Festival para Gente Sentada “volta às origens” e vai além do Theatro Circo

Entre 15 e 17 de novembro, cinco concertos decorrem na sala bracarense e no gnration.

Com Julia Holter como cabeça-de-cartaz, Festival para Gente Sentada regressa a Braga de 15 a 17 de novembro. Para a edição 2024, cinco concertos invadem o Theatro Circo, como habitual, e o gnration, que volta a receber o festival.

A programação arranca com a “sensação do rock espanhol” de Derby Motoreta’s Burrito Kachimba, contou à RUM o diretor do festival, João Carvalho. Uma atuação que terá lugar no gnration a partir das 21h30. No dia seguinte, o coletivo “fenómeno português” – MÁQUINA, – invade a sala a partir das 18h00. À noite, pelas 21h30, o festival muda-se para o Theatro Circo, com o concerto do mexicano Cuco, que conta com mais de 5 milhões de seguidores no Spotify.

Após o cancelamento do quarteto londrino Mount Kimbie, o programador do Festival para Gente Sentada optou pelo indie rock da dupla espanhola Hinds, que gravou recentemente um álbum. O concerto está marcado para as 23h00. A “cereja no topo de bolo”, confessa João Carvalho, será a norte-americana Julia Holter, que este ano lançou o álbum ‘Something in the Room She Moves’, e que atua pelas 17h00 de domingo, último dia do evento.

Com atuações novamente no gnration, o responsável ressalta que o festival volta às origens e leva a programação para além do Theatro Circo. O objetivo, garante, ao trazer o festival para Braga, a partir de 2015, após mais de uma década em Santa Maria da Feira, era “distribuí-lo pela cidade”, o que nem sempre foi possível por “questões orçamentais”.

Outro facto que João Carvalho ressalta é a dificuldade em organizar um festival durante o inverno em que a disponibilidade de muitas bandas é menor, por “estarem a fazer concertos de sala” e não em digressão. “Fizemos tudo para a conseguir, mas prejudicamos um bocadinho a música portuguesa, estando só os MAQUINA”, admite.


O festival, garante, pretende criar um ambiente de partilha entre as pessoas, para além dos concertos, e que o intervalo entre as apresentações é um momento de muita conversa e interação entre os presentes. João Carvalho garante que o público vai “sair de barriga cheia” dos “belíssimos concertos” que vão decorrer na cidade de Braga já este fim-de-semana.

*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
UMinho I&D
NO AR UMinho I&D A seguir: Livros com RUM às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv