Festival de Tunas reúne cerca de 300 estudantes no Theatro Circo

No próximo fim-de-semana, o Theatro Circo recebe cerca de 300 estudantes de sete Tunas na 29.ª edição do Celta – Certame Lusitano de Tunas Académicas. Com o tema ‘Urbano’ a organização desafia os grupos a trazer “uma visão sobre a arte urbana, em termos sonoros e artísticos”, de acordo com o presidente da Azeituna, Frederico Sequeira, que organiza o festival.
Entre as Tunas que participam na competição estão a TUIST – Tuna Universitária do Instituo Superior Técnico, de Lisboa; TUA – Tuna Universitária de Aveiro; Hinoportuna – Tuna do Instituo Politécnico de Viana do Castelo; Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores; e TUCP – Tuna da Universidade Católica Portuguesa.
Como habitualmente, os grupos disputam os prémios de Melhor Estandarte, Pandeireta, Solista, Instrumental, o Prémio Sagres ‘Tuna+Tuna’ e o de melhor Tuna e segunda melhor tuna.
Segundo o responsável, o tema pretende explorar a criatividade dos grupos para que apresentem uma “abordagem bastante diferente” da arte urbana, com a utilização de instrumentos elétricos. A Tuna Universitária do Minho e a convidada Tunaominho também integram a edição deste ano do festival que acontece nas noites de sexta-feira e sábado.
O festival contará ainda com uma tenda de apoio na lateral do Teatro Circo e, “como habitual, o after party vai ser realizado na discoteca Lustre”. O DJ Cálculo e a Escola ENT’Artes de Braga também vão participar nas festividades.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura
