Famalicão conta com 79 ‘eco-escolas’, maior número no país

Vila Nova de Famalicão tem o maior número de ‘Eco-escolas’ do país. São 79 instituições de ensino com este registo no concelho, que vão ser galardoadas com a ‘Bandeira Verde’ no dia 10 de outubro, em Torres Vedras.
Este prémio confirma o trabalho de qualidade na área do ambiente desenvolvido pela escola.
Pela primeira vez este registo estende-se aos sete agrupamentos de escola existentes no concelho. De forma inédita, o prémio também alcança uma instituição de ensino superior, a CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), que se juntou à iniciativa.
Para o presidente da Câmara local, o resultado alcançado “valida o esforço que a autarquia tem feito na promoção da educação ambiental junto das novas gerações”. Mário Passos ressalta que o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área, sobretudo da comunidade escolar, com diversas ações de sensibilização, que incutem nos mais jovens tem “esta responsabilidade de preservar o espaço comum onde vivemos”.
No quadrilátero urbano, são consideradas ‘eco-escolas’ 33 unidades escolares em Braga, quatro em Barcelos e 64 em Guimarães.
Criado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), o programa de ‘eco-escolas’ é desenvolvido em Portugal desde 1996. O objetivo da associação é “desenvolver um conjunto alargado de iniciativas de educação ambiental com a comunidade escolar”.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Liliana Oliveira
