Famalicão. Casa das Artes alerta para abuso na compra de bilhetes de mobilidade reduzida

A Casa das Artes de Famalicão alertou, esta segunda-feira, em comunicado, para casos de aquisição de bilhetes destinados a pessoas com mobilidade reduzida por quem não tem limitações físicas. Segundo a direção do espaço, alguns espetadores têm adquirido lugares reservados a quem utiliza cadeira de rodas.
Aos microfones da RUM o diretor da Casa das Artes, Álvaro Santos, revelou que estes casos “se têm acentuado nos últimos tempos”, nas compras online, o que tem causado certo desconforto com as pessoas que realmente necessitam dos lugares. O responsável apontou ainda que têm identificado maior ocorrência em sessões com maior procura e esgotados. “Há alguma falta de civismo, no sentido em que, vendo que o espaço está completamente livre, existem alguns lugares de mobilidade”, sublinha.
O diretor alertou que quando se verifica o uso indevido, as pessoas são impedidas de entrar, caso contrário “chamam as autoridades, como é evidente”, o que não tem sido necessário. Apesar de “ficarem um bocado às vezes admiradas”, Álvaro Santos referiu que os motivos alegados são, normalmente, “que não sabiam e que não tinham lugar”.
O comunicado, publicado nas redes sociais, alerta “para que tenham esse cuidado” e apela para “que a civilidade esteja acima de qualquer coisa”. Accrescenta que é preciso garantir que todos possam assistir aos espetáculos programados com dignidade e conforto, evitando dificuldades “ainda maiores” para quem enfrenta obstáculos no deslocamento.
