Faltam 52ME para construir e reabilitar residências universitárias

Há cerca de uma dezena de projetos para residências universitárias que ainda não têm dinheiro garantido do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo o jornal Público, o dinheiro do PRR não chega para as 12 mil novas camas para estudantes anunciadas pelo governo.
Um dos projetos em risco respeita ao Município de Guimarães. Trata-se da candidatura do Município de Guimarães destinada ao Parque de Ciência e Tecnologia Avepark, onde funcionam alguns cursos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e centros de investigação ligados à UMinho.
Recorde-se que a bazuca europeia destinou 375 Milhões de Euros para alojamento estudantil em Portugal. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior serão necessários mais 52ME, reforço que está a ser trabalhado pela tutela.
O PRR financia a construção de novas residências, mas também a reabilitação de alojamentos já existentes e o problema encontra-se na construção de novos equipamentos. A bazuca tem 126 milhões destinados a 33 projetos.
