Exposição em Barcelos homenageia a obra de Moita Macedo

Com o mote ‘Memografismo da Imagem e da Palavra’, a Galeria Municipal de Arte e o Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) acolhem a exposição em homenagem a Moita Macedo. Entre 14 de novembro e 22 de março de 2025, a mostra reúne pinturas e poemas do reconhecido artista português.
Segundo o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, esta iniciativa é parte da “aposta da Santa Casa em abrir-se à comunidade”. Para Nuno Reis, esta é uma oportunidade para conhecer a obra de um artista que, “embora tendo partido prematuramente, teve uma atividade artística muito intensa deixou um legado na cultura contemporânea portuguesa”.
O provedor acrescenta que esta exposição é um “contributo da SCMB” durante as comemorações dos 525 anos da instituição para dar a conhecer as obras de Moita Macedo através das suas obras, algumas das quais, nunca expostas. Já o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, reiterou “o orgulho e a honra para Barcelos receber esta exposição de um homem importante do nosso mundo artístico e que, através da sua poesia e das suas pinturas, nos deixa um legado muito importante”.
A exposição ‘Memografismo da Imagem e da Palavra’ pode ser visitada até 22 de março, com entrada gratuita.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Maria Carvalho
